Os vereadores Gabriel de Nininho e Nenê de Nedito, do PSD, apresentaram um projeto de lei na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) que torna atividades e exercícios físicos serviços essenciais inclusive durante períodos de pandemia e que por conseguinte, confere essencialidade a estabelecimentos como academias e outros espaços onde se pratique atividades físicas.
Apesar de declarar a essencialidade destes espaços, os mesmos deverão cumprir os protocolos sanitários do setor, a fim de se evitar o contágio pela Covid-19. Esse cumprimento também não acarretará na dispensa de eventuais orientações suplementares que venham a ser fixadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em sua justificativa, os parlamentares autores da proposta afirmam que o desempenho de atividades físicas é “capaz de melhorar e controlar problemas de obesidade, hipertensão e diabetes”, fatores possivelmente comprometedores para pessoas que venham a contrair a Covid-19. Além disso, eles acrescentam que o exercício físico é uma forma buscada por muitos para se manter ou melhorar a aptidão física.
Junto ao projeto, Gabriel e Nenê listaram uma série de orientações que fazem parte do protocolo para se evitar o contágio nestes ambientes como higienização das superfícies, educação e conscientização, rotina de testagem, distanciamento social e organização do atendimento.
APOIO DE CONSELHO
O projeto de lei é apoiado pelo CREF 13 (Conselho Regional de Educação Física – Bahia/Sergipe) cujo presidente Rogério Jean Moura Gonçalves enviou um ofício na última sexta-feira (05) ressaltando a necessidade de colaboração dos parlamentares na apresentação e aprovação da propositura.
Clique abaixo para conferir o projeto:
Redação de Sertão em Pauta.