A sessão desta terça-feira (05) na Câmara Municipal de Cícero Dantas contou com a participação de diversos vereadores, que ao longo do uso da tribuna manifestaram reclamações sobre diferentes trechos de de estradas vicinais que se encontram com a estrutura comprometida, dificultando o trânsito de veículos.
Vereador de oposição e líder do PDT na Câmara, o vereador Guilherme de Weldon apresentou um vídeo, durante a sessão, da rota de estrada de terra que leva à comunidade da Chapada da Lagoa Grande, recebido de um morador local e que mostra a situação precária da via. “Imagine pras pessoas que precisam transitar nessa via, diante dessas condições. Imagine se estiver chovendo. Se estiado, está dessa forma imagine, então, quando a gente pegar agora o inverno pesado”, comentou o vereador, lembrando ainda que recebeu mensagens sobre o mesmo problema de residentes da região dos Melos, e que na Serra da Rama, alunos estão há mais de uma semana sem ir para as escolas, diante da falta de trafegabilidade.
Membro da bancada se Situação, Érico do Juá, seguiu na mesma linha durante o seu pronunciamento e pontuou que os políticos locais devem parar de jogar a responsabilidade da problemática para outras instituições. “Nós dessa casa temos que parar com essa coisa de culpar o Cisan – (Consórcio Intermunicipal Do Semiárido Nordeste II), que dispõe de maquinário para manutenção de estradas – que culpa tem o Cisan? A culpa é dos gestores do município, nós, vereadores. O Cisan está lá, ele está preocupado com Cícero Dantas? Mas, pra blindar certas coisas, dizem que é o coitado.”
O próprio líder da Situação, Carlinhos, fez uma série de críticas quanto à situação que se estende por várias partes do município; ele afirmou que os vereadores estão ficando sem crédito com a população. “As pessoas não estão acreditando mais em nossa fala, não estão mais acreditando nos vereadores. O que eu jpa falei, e o vereador Zé Domingos falou … de que essas máquinas iam pro Boqueirão e Serra da Rama e não vão … é mangar dos vereadores (…) isso não pode acontecer, se diz que vai, vá!”
Citado por Carlinhos, o petista Zé Domingos sugeriu que a gestão municipal use a força do decreto de situação de emergência, decorrente das fortes chuvas recentes, para buscar prioridade na obtenção de recursos ou maquinário voltados a serviços nas pistas vicinais. “As estradas da Baixa dos Caibros, que dá acesso à Baixa do Tapuia, região próxima à Campinas de Castro; Serra da Rama; Chapada da Lagoa Grande, como aqui já foi mostrado (…) interessante que os pontos piores não são na estrada toda, é coisa pequena. O que falta no município é locação de máquina, já que o Cisan não atende a demanda… e Cícero Dantas decretou situação de emergência … parece que isso não tem prioridade de nada”,, concluiu ele, pedindo apoio dos colegas para que a pauta chegue de modo incisivo ao prefeito Ricardo Almeida (PP).
Redação de Sertão em Pauta.