Na primeira sessão da nova legislatura 2021-2024, um dos temas que ganhou destaque durante os discursos dos parlamentares da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) foi o relacionamento entre os vereadores e o secretariado do município.
Alguns parlamentares tocaram no assunto, na tribuna da casa, e pediram mais atenção dos gestores das pastas municipais, afirmando que as demandas apresentadas às secretarias são derivadas de pedidos da própria população cicerodantense e não de interesses específicos deles próprios.
Dois dos que abordaram a questão foram os vereadores Márcio Amaral (PP) e Zé Domingos (PT). O primeiro falou da importância de se estabelecer um relacionamento amistoso entre as partes: “Queria deixar um recado aos secretários para que não vissem o vereador como um inimigo ou alguém enjoado (…) Muitas vezes, o senhor como prefeito (Ricardo) me dá mais atenção. Porque mando uma mensagem, reponde, faço uma ligação, responde, enquanto muitos (secretários) só respondem depois com oito ou dez dias, quando responde. Quando a gente chega ao secretário, não têm nada para nós, e sim para o povo. Mas, prefeito a partir de hoje, quando eu procurar um secretário, e ele não me atender, eu vou mandar essa pessoa (cidadão) ir lá no seu gabinete”, comentou Márcio.
O petista Zé Domingos falou na mesma sequência e continuou no mesmo tom: “Eu parabenizo o vereador Márcio por sua fala. Não quero nem repetir, já me sinto contemplado. Quando o secretário é nomeado para uma pasta é para que possa resolver os problemas daquela pasta. E quando a gente liga para o secretário e ele não atende, aí é necessário recorrer ao prefeito. E pra mim ligar para o prefeito, só quando não tem jeito mesmo. Tenho uma boa relação com todos secretários, mas que todos tenham o mesmo objetivo de trabalhar por Cícero Dantas, pois aí não tá ajudando apenas a gestão, mas todo povo, e esperamos que essa relação de harmonia com os secretários continue e melhore neste novo mandato.”
MOÇÕES APROVADAS
Esta terça-feira (02) também foi dia de aprovação de moções na Câmara Municipal. Uma delas foi de aplausos e direcionada ao secretário municipal de Educação Felipe Castro e ao prefeito Ricardo Almeida. De autoria do presidente da casa, Abelardo Júnior (PP), a homenagem congratula ambos pelas “brilhantes instalações da nova sede da Secretaria de Educação”.
Outra moção de aplausos que teve Abelardo como autor foi a encaminhada à Associação dos Vaqueiros Amadores da Região (Avar) “pela bela historia construída no município e na região, que enriquece a cada dia mais a nossa cultura local e regional”.
Já Márcio Amaral apresentou uma moção de pesar ao ex-vereador Sinelson e seus familiares, pelo falecimento de seu pai, José Batista de Santana, “uma pessoa querida e conhecida da comunidade cicerodantense”. Todas as moções foram aprovadas por unanimidade, quando colocadas em votação no plenário da casa.
Redação de Sertão em Pauta.