Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), que ocorreu de forma virtual, os vereadores cobraram a entrega de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para agentes de saúde, que estão atuando no trabalho de combate à Covid-19, e dentre outras ações, fazendo o atendimento e monitoramento de pessoas.
Em um pronunciamento durante um aparte, o vereador Nininho de Nedito, que faz parte da bancada de oposição, disse que em contato com agentes comunitários, foi informado de que eles não teriam recebido ainda os materiais: “Os agentes comunitários de saúde estão na linha de frente, praticamente tendo contato diariamente com as pessoas e a comunidade, e ainda ontem tive em conversa com dois ou três, e eles me falaram que até o momento não foi resolvida a questão do álcool gel e do kits dos EPIs que eles precisam para fazer os serviços deles como a lei determina”.
Líder da situação na casa legislativa, o vereador Carlinhos também comentou sobre o problema e disse não compreender o porquê de os equipamentos ainda não terem sido distribuídos: “Quero concordar com o vereador Nininho, que esses kits já deveriam estar nas mãos dos agentes de saúde, como falei na semana passada, e eu estou sem entender. Como eu disse, eles são os primeiros a enfrentarem e a saberem das pessoas que chegam de viagem de outros municípios. Claro que elas devem vir para o nosso município, mas que tenham o acompanhamento dos agentes, e a eles está faltando esses kits”.
“Essa questão dos agentes comunitários não existe. Se tem que tomar uma posição, presidente (Abelardo Júnior), porque eles estão muito expostos”, pontuou a vereadora Aderian de Jesus sobre o assunto.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A SESSÃO COMPLETA
Redação de Sertão em Pauta.