A temática da privatização dos Correios foi um dos assuntos discutidos na sessão desta terça-feira (24) na sessão da Câmara de Vereadores. O assunto foi levantado por Zé Domingos, parlamentar pelo PT, que criticou a aprovação de projeto de lei na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília (DF), que permite a privatização da empresa fundada no ano de 1969.
O vereador protocolou na mesa diretora do Poder Legislativo duas moções alusivas ao tema, que foram aprovadas por unanimidade. Em uma, ele expressa apoio ao caráter público da empresa; para o petista, os Correios não trazem prejuízo ao país, mas pelo contrário, são fundamentais para a entrega de correspondências às localidades de acesso mais difíceis.
Na outra moção, Zé Domingos manifesta preocupação com o avanço da pauta de privatização, que agora será encaminhada ao Senado Federal. “Trago uma pauta importante que é a da privatização dos Correios. Ela tem como objetivo tirar o direito do povo brasileiro sobre a empresa. Os Correios são uma instituição garantida na Constituição Federal de 88, e não causam nenhum prejuízo ao Governo Federal, pelo contrário, pagam impostos”, comentou o parlamentar, frisando ainda que itens fundamentais como as vacinas, urnas eletrônicas e materiais didáticos são distribuídos por todo território nacional a partir dos serviços da empresa.
Ao fim da sessão, Zé Domingos apresentou um documento aos colegas do legislativo, que defende a continuidade da propriedade pública da empresa. O mesmo foi assinado por todos os parlamentares, à exceção do vereador Afonso (PDT); agora, o texto será enviado para Brasília, em comunicação dirigida não só aos deputados federais e senadores, mas também aos ministros do Governo Federal, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao presidente dos próprios Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.
Redação de Sertão em Pauta.