Vereadores de Cícero Dantas alertam população sobre risco de coronavírus

Vereadores pediram precaução no contato social e iniciativas do poder público no intuito de proteger as pessoas
vereadores na câmara municipal
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Os vereadores de Cícero Dantas, na sessão dessa terça-feira (17) alertaram a população local sobre o risco de contaminação pela Covid-19, doença que se tornou motivo de isolamento social, por conta da sua facilidade de contágio e pelos casos que já vem sendo registrados no estado da Bahia.

O assunto praticamente prevaleceu ao longo de toda a sessão. em que se distribuiu álcool gel ao vereadores e ao público presente, como modo de prevenção. O presidente da Câmara Municipal, Abelardo Júnior, leu o decreto do Poder Executivo, que declara situação de emergência na cidade por 90 dias, e chamou atenção para a importância da sensibilização em torno do problema, especialmente entre os empresários.

“Em que mundo nós estamos, vemos pessoas se utilizando dessa pandemia para lucrar, esquecendo que ao mesmo tempo está gerando um problema que pode atingir elas mesmas, familiares e toda a sociedade. A diretora do hospital me relatou ontem que comprava uma caixa de máscara por R$ 4,99, e sabe quanto é hoje? R$ 120!”, contou Abelardo.

vereadores
Vereador Abelardo ao lado de Zé Domingos (direita) – Sertão em Pauta

O vereador Jackson Almeida também falou sobre o tema e pediu a iniciativa do poder público municipal para tentar amenizar os efeitos econômicos e na saúde pública que a chegada do Novo Coronavírus acarretaria à população local.

Vereador Jackson Almeida – Sertão em Pauta

“Acho que a primeira medida que é mais sensato fazer, e que o município tem que começar a trabalhar é essa conscientização, é a questão do isolamento, porque essa medida vai permitir que a doença não venha de forma abrupta para uma grande parte da população, pois se isso acontecer nós não temos leitos suficientes no hospital, nem ferramental humano para comportar um alto número de pessoas chegando às unidades de saúde. Em um segundo momento, deve-se usar as guardas e as polícias para monitorarem as ruas, para conterem e coibirem grandes aglomerações de pessoas, mas não só isso, é preciso, por exemplo também conscientizar as pessoas que estejam isoladas a não irem a casas de parentes e ocorrer a transmissão residencial. Por fim, acho que outra medida bem importante seria para populações vulneráveis, de bairros de periferias, que com certeza, vão passar necessidades, terão dificuldades de encontrar trabalho, acho que elas terão problemas na parte de alimentação e mantimentos, e nem que a gente precise criar uma lei emergencial, o município tem que ter recursos designados para isso, porque tenho certeza absoluta que vamos precisar”, opinou Jackson.

Zé Domingos (PT) foi outro vereador que em sua fala, pediu a população para ter o máximo de cuidado na busca da contenção do vírus. “Enquanto estava lá em outro país, não estava, de certa forma assombrando a gente. Mas, chegou no Brasil e na Bahia e chega em cidades próximas à nossa. É interessante ter cuidados, e eu confesso que a partir da semana que vem e diante da gravidade que venha a se alastrar, o isolamento será necessário para cada um de nós, somos agentes públicos e estamos no dia a dia expostos à população … na medida que eu uso uma luva, eu estou me protegendo, mas se eu pegar na mão de outra pessoa, eu estou transmitindo o vírus, é interessante a gente passar a atender os amigos apenas porte telefone. A gente só pode isolar o vírus, se isolando”, ressaltou o petista.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS