Na sessão remota desta terça-feira (16) da Câmara Municipal de Cícero Dantas, os parlamentares apresentaram quatro indicações que contemplam demandas de comunidades nas áreas de infraestrutura e saúde. Todas foram lidas no pequeno expediente e aprovadas por unanimidade durante a ordem do dia.
Uma das indicações apresentadas sugere ao Poder Executivo, reparos nos sistemas de iluminação pública dos Povoados Juá, Rodeador, Major e São João da Fortaleza. De autoria do vereador pedetista Afonso, a proposição traz em sua justificativa que os moradores destas localidades têm sofrido com “precária iluminação” e que este problema tem trazido transtornos e riscos à segurança dos moradores.
Já Márcio Amaral (PP), vice-presidente da casa, protocolou uma indicação na qual solicita tanto ao prefeito Ricardo Almeida, do mesmo partido, como ao secretário de Educação, Felipe Castro, a reforma e melhorias estruturais nas escolas do Distrito de Trindade e da Lagoa do Nolasco. Segundo o parlamentar, a atual estrutura dos espaços está deteriorada e sua recuperação propiciaria um “ambiente acolhedor e confortável aos estudantes e profissionais, melhorando assim o ensino e a aprendizagem.”
Quem também apresentou indicação na sessão desta terça foi Uri da Ilha, vereador pelo PDT, que propôs a construção de uma praça no Povoado Mandacaru ao Executivo Municipal. O espaço de convivência traria “organização, segurança, lazer e qualidade de vida” aos que residem na localidade.
Por sua vez, Gabriel de Nininho, do PSD, indicou ao prefeito Ricardo a designação de um profissional de psicologia e um dentista para atuação no Posto de Saúde da Família do Povoado Campinas de Castro, cujos moradores já manifestaram a demanda por seus respectivos médicos, ao menos uma vez por semana, já que estes “não têm condições de se deslocar para a sede todas as semanas por falta de transporte”.
MOÇÕES
O vereador Abelardo Júnior (PP), presidente da Câmara colocou de forma verbal, dentre as matérias votadas, uma moção de aplausos à equipe de profissionais que tem atuado na vacinação em Cícero Dantas, e fez uma referência específica ao trabalho desempenhado no último domingo (14): “Eles trabalharam o dia todo para vacinar as pessoas idosas com 76 anos ou mais”.
Já o petista Zé Domingos apresentou uma moção de pesar em homenagem à família de Berneval Correia do Nascimento, conhecido como Berneval do Bar, que veio a falecer na última sexta-feira (12) em decorrência da Covid-19.
Ele tinha 66 anos de idade e segundo a justificativa do vereador, era considerado uma pessoa fraterna, acolhedora, digna e “de um enorme coração”. Com atuação no comércio no local há mais de trinta anos, ele deixa dois filhos e “saudades na vida de todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.” Ambas as moções foram aprovadas por unanimidade pelo plenário virtual.
Redação de Sertão em Pauta.