Vereadores apresentam minuta de projeto para repasse de incentivo financeiro a agentes de saúde e de endemias

Pauta será agora apreciada pelo prefeito Ricardo Almeida (PP)
Jefferson Oliveira
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Quatro vereadores do município de Cícero Dantas (BA) apresentaram nesta terça-feira (20), em forma de minuta de projeto de lei, uma indicação conjunta ao Poder Executivo para que passe a ser direcionado aos agentes comunitários de Saúde e de combate às endemias, uma espécie de gratificação denominada Incentivo Financeiro Adicional (IFA)

A proposta é uma iniciativa dos vereadores Abelardo Júnior e Carlinhos (ambos do PP), e Gabriel de Nedito e Nenê de Nedito (do PSD) e segundo o seu texto de justificativa, visa conferir maior reconhecimento ao trabalho desempenhado por estas duas categorias profissionais no atendimento à saúde e na melhoria da qualidade de vida da população local.

De acordo com os parlamentares, vários municípios brasileiros já aprovaram leis determinando o repasse desse incentivo, que tem como órgão de origem o Ministério da Saúde e é feito de modo anual. O texto ainda ressalta que esses profissionais de saúde se colocam em risco para acolher a população por meio de diversos serviços e atividades, contribuindo inclusive, para a redução de fluxo em hospitais e postos de saúde, a partir da prevenção de doenças e do acompanhamento de gestantes, acamados e outras populações vulneráveis, e ainda pela inspeção de áreas que podem vir a ser consideradas como focos endêmicos.

Presidente da Câmara, Abelardo Júnior, comentou ao final da leitura da indicação que a ideia se deu a partir do ex-vereador e atual secretário de Urbanismo do município, Nininho de Nedito. “Nos reunimos e estamos aqui colocando essa minuta. No dia de amanhã (21), estarei encaminhando ela ao chefe do Executivo municipal e a todos os vereadores”. A proposição foi aprovada por unanimidade, em votação nominal.

LIMPEZA NA TRINDADE E MOÇÃO AOS REMIDOS

Uma segunda indicação foi apresentada na casa, na noite desta terça. Desta vez, de autoria do vereador Guilherme de Weldon, que solicitou de modo verbal da prefeitura, uma limpeza geral no Povoado Trindade. “O mato em si, está tomando de conta … em volta do jardim, nos meios-fios … alguns reparos de algumas lâmpadas, na avenida e em algumas ruas dos fundos também é necessário”.

Uma moção de iniciativa do vereador Abelardo fechou a noite de proposições na casa legislativa de Cícero Dantas. O parlamentar protocolou uma moção de aplausos à ‘Comunidade Católica Remidos no Senhor’, entidade religiosa presente na cidade desde 2013, em virtude da 11ª edição do Retiro de Carnaval, realizado pelo grupo. O evento foi incluído no calendário municipal de Cultura no ano de 2023, após aprovação da casa parlamentar, e nesta última edição aconteceu entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

Segundo a moção, o retiro atingiu um público médio total de 6 mil pessoas atraindo não só público de Cícero Dantas, mas também de cidades circunvizinhas. “Foi uma brilhante festa, olhem o papel desta casa, a gente aprovou um projeto de lei de incentivo aos Remidos, e eles fizeram jus em organização, como nunca visto.”, comentou Abelardo Junior durante a sessão.

Tanto a indicação, como a moção foram aprovadas em votação nominal, por unanimidade.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS