Vereadora Talita Leila apresenta projeto para intérprete de libras durante as sessões e Guilherme, indicações por ladeira e escadaria

Rogério (PP) também protocolou matéria dirigida ao prefeito Vinícius
Reprodução / Arquivo Pessoal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A vereadora Talita Leila (PSD) apresentou nesta terça-feira (18) durante sessão na Câmara Municipal, o projeto de resolução nº 04, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de intérprete ou de tradutor de Libras em todas as sessões do parlamento cicerodantense. Baseando-se nas Leis federais nº 10.436/2002 e 13.146/2025 e no decreto nº 5.626/2005, a parlamentar argumenta que a disponibilização de um profissional asseguraria o direito de comunicação das pessoas com deficiência auditiva, promovendo a inclusão desta comunidade nas discussões políticas do município.

Neste primeiro momento, ocorreu apenas a apresentação formal do texto no pequeno expediente. A proposição da parlamentar focada na acessibilidade desse grupo populacional seguirá agora para análise das comissões da casa e ainda não tem data para que receba parecer e volte para o plenário já com o objetivo de ser votada.

POVOADO SERRA GRANDE

Também de iniciativa de Talita Leila, a indicação de nº 04 pede à prefeitura a realização do calçamento da Rua Cruz Oliveira, no Povoado Serra Grande. Segundo a vereadora, a falta de calçamento na via dificulta o acesso e deslocamento de veículos, sejam eles, leves ou pesados. Ela também aponta que as pessoas, em geral, têm dificuldade para se locomover e que o serviço garantiria maior segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

LADEIRA E ESCADARIA

O colega Guilherme de Weldon, do mesmo partido de Talita, protocolou duas indicações voltadas a serviços de infraestrutura na cidade. A de nº 01 solicita do prefeito Vinícius do São José que seja revitalizada a ladeira que liga o Bairro Novo Horizonte à BR-110. O vereador justifica o seu pedido, afirmando que a recuperação do trecho é imprescindível para a segurança de quem por ela trafega.

Para Guilherme, as más condições de pavimentação, a erosão do solo e a ausência de sinalização adequada, especialmente durante os períodos chuvosos; o trabalho, em suas palavras, facilitaria o acesso dos moradores a serviços essenciais como “escolas, hospitais, comércio e transporte público”. Já na indicação nº 02, o vereador requisita da gestão municipal, a construção de escadaria para ligar o Alto do Bem-querer com a rua ao fundo da agência do Bradesco. De acordo com, o parlamentar, a execução da obra “facilitará e garantirá um melhor acesso ao bairro Bem-querer e a inclusão dos moradores às avenidas principais do município.”

CALÇAMENTO

Quem também apresentou uma indicação solicitando do poder executivo municipal a realização de serviços de infraestrutura foi o vereador Rogério (PP). Em matéria protocolada junto à mesa diretora, ele requisita que a gestão implante calçamento na Rua dos Bandinhas, na sede cicerodantense; Rogério aponta que a pavimentação ajuda na drenagem das águas pluviais, evitando o acúmulo de poças e a formação de lama, e por outro lado, contribui para o desenvolvimento de uma localidade, a partir da atração de investimentos. Todas as indicações protocoladas serão direcionadas agora ao gabinete do prefeito Vinícius.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS