Na sessão ordinária desta terça-feira (07), ocorrida de forma virtual, por sistema de videoconferência, a Câmara Municipal de Cícero Dantas aprovou um requerimento verbal do vereador Sinelson, que solicita à administração municipal a concessão de termômetros às agências bancárias da cidade, para que a temperatura dos clientes.
De acordo com o parlamentar a disponibilidade desses equipamentos nos bancos pode ajudar nos trabalhos de prevenção à Covid-19 no município. “É de extrema importância, que se tenha os termômetros em todas as agências bancárias, que todas as pessoas que as frequentem, passem por esses testes. A gente anda muito em banco e vê as filas muito grande, tem esse trabalho nas entradas, mas estamos deixando a desejar realmente nos bancos”, comentou Sinelson, lembrando do aumento da procura gerado pelo pagamento do auxílio-emergencial.
A iniciativa do vereador foi elogiada pelo presidente da casa, Abelardo Júnior: “Uma ótima indicação por parte de vossa excelência, em pensar que nessas filas gigantescas que estão nessas agências bancárias se pode ter uma noção de pessoas que estejam com suspeita de ter o novo coronavírus. Irei pedir uma atenção maior da secretária de Saúde e do prefeito Dr. Ricardo na compra desses medidores,que acredito que nem caros são.”
Quem também se pronunciou sobre medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 em Cícero Dantas, foi o vereador Zé Domingos. Na visão dele, estão ocorrendo muitos casos de desobediência aos decretos de distanciamento social na cidade e diante desse cenário, ele pede a implantação de um contato telefônico para que denúncias possam ser feitas pela população.
“Decretos devem ser cumpridos, respeitados. E em Cícero Datas, eu nunca vi um negócio desses; o decreto é feito, mas um determinado local está aberto. Acho que a gente precisa ter mais responsabilidade, o município e nós todos, como vereadores. Na medida que a gente vê alguém descumprindo, o que é que tem que fazer? Uma denúncia. E aí, temos que ter a disponibilidade de um disk-denúncia para isso, para que na hora que o cidadão perceber um descumprimento, ele ligue e denuncie. Porque se não fica parecendo mais uma brincadeira do que um decreto”, comentou Zé Domingos, para quem a mudança de comportamento de parte das pessoas só irá ocorrer com a aplicação de multas.
Novo presidente da comissão parlamentar especial relativa à Covid-19, o vereador Jackson Almeida, disse durante a sessão que já está sendo estudada a possibilidade de um contato telefônico para a realização dessas denúncias ás autoridades competentes do município.
Redação de Sertão em Pauta.