Na sessão desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), o vereador Jackson Almeida (MDB) apresentou um projeto de lei que determina a realização de um concurso para a escolha do hino oficial do município.
A ideia do parlamentar surgiu após a difusão de uma música em ritmo de forró que foi difundida na cidade em homenagem aos 144 anos de Cícero Dantas. O hino, no entanto, seria elaborado e executado em moldes mais convencionais ao estilo de canções oficiais.
Segundo o vereador Jackson Almeida, a elaboração do projeto teve início após um amigo mencionar, há anos atrás, a necessidade da criação de um hino para a cidade, mas foi interrompida e acabou voltando a ser objeto de sua análise após a boa repercussão da divulgação da música em comemoração ao aniversário de Cícero Dantas.
“Acabei tirando da gaveta esse projeto, concluí ele essa semana, houve algumas modificações, apesar de ser um texto sucinto, mas a ideia dele precisou ser amadurecida no sentido de que tinha várias formas de se fazer e a forma na qual eu decidi apresentar é que a Câmara de Vereadores tutele essa criação do hino”, esclareceu o parlamentar, que ainda pediu maior celeridade nos trabalhos das comissões da casa: “Apresentei alguns projetos para professores na casa que a esta altura, já deveriam estar com pareceres, e inclusive, votados”.
De acordo com a proposta, que será encaminhada a comisões da casa, uma comissão especial será formada na casa por quatro vereadores e mais três membros da sociedade civil com notável saber cultural e artístico, que por sua vez, será a responsável por elaborar o regimento do concurso e, posteriormente, escolher, qual o melhor hino apresentado.
O autor do hino escolhido será premiado com uma quantia em dinheiro ainda a ser definida. A canção passará a ser executada, segundo o projeto de lei, em todas as solenidades da prefeitura em que houver participação musical.