O vereador de Cícero Dantas (BA) Guilherme de Weldon (PDT) cobrou durante seu pronunciamento na sessão remota desta terça-feira (27) na Câmara Municipal que o prefeito da cidade, Ricardo Almeida (PP) cumpra o plano de governo apresentado nas eleições municipais de 2016. Para o paramentar, cinco anos após a vitória que lhe deu o primeiro mandato no Executivo, a maior parte das medidas mencionadas no documento da eleição ainda não foram executadas.
“Em todas as entrevistas que vi do atual prefeito, ele diz que cumpriu 99% do seu plano de governo e eu lendo página por página (do documento), percebi que foi ao contrário, ele não colocou em ação 99% do plano de governo dele”, ironizou o pedetista, que citou em tópicos, algumas dessas supostas situações incoerentes.
A respeito de Saúde, Guilherme abordou a promessa à marcação de consultas de modo eletrônico na rede municipal: “Até hoje, estamos no ano de 2021, e nada desse programa foi feito. O povo deu outra oportunidade, e até agora essa criação não foi feita.” Em seguida, o parlamentar diz que dentre outras ações, está expressa o objetivo de aprimorar o fornecimento gratuito de medicamentos na rede de saúde e em domicílio e indagou: “Porque os nobres vereadores (de situação) tanto na legislatura passada como nesta, não aprovaram o projeto MedCasa, do vereador Jose Erismar? Acho que os senhores estão indo contra a vontade do prefeito.”
Em outro momento, ele fala sobre segurança pública, resgatando a menção feita no plano de governo para a aquisição de cinco viaturas rondas e dez motocicletas: “Até hoje, eu nunca vi uma motocicleta tanto da Guarda Municipal, como das Polícias Militar e Civil fazendo essas rondas de moto, e até hoje não chegou nenhuma no município. Só vejo umas duas viaturas da Polícia Militar, o carro da Guarda Municipal, e salvo engano uma viatura da Polícia Civil, então, mais um ponto que não foi cumprido.”
Guilherme ainda argumentou que o Governo Ricardo não promoveu a formação profissional de jovens e adultos articulada com geração de emprego e renda, e comentou sobre um projeto de lei apresentado por ele na semana passada, voltado a empregar pessoas com idade entre 16 e 24 anos: “Nós temos em nossa sociedade um grande número de jovens desempregados e em busca de emprego, alguns até fazem bicos, mesmo que não sejam bem remunerados. Então, eu como vereador apresentando esse projeto, posso dar essa oportunidade, para que o prefeito cumpra parcialmente essa proposta do plano de governo dele, e que venha a ser aprovada aqui pelos vereadores.”
Por fim, ele também pediu uma atenção maior da gestão municipal para o incentivo ao esporte. “É uma forma de a gente tentar tirar essas pessoas que hoje estão na criminalidade (…) acredito eu que a melhor forma seria investindo no esporte”, pontuou Guilherme de Weldon.
Redação de Sertão em Pauta.