O vereador Genilson (PSD), integrante da bancada de oposição na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), discursou na tribuna da casa legislativa nesta terça-feira (19) e chamou atenção para as condições estruturais do Posto de Saúde da Família do Distrito de Caxias, e aproveitando a presença do prefeito Ricardo Almeida (PP) na sessão, solicitou providências para a unidade que realiza diferentes tipos de atendimento.
O parlamentar exibiu fotos do posto, que segundo ele, não conta com corrimões para facilitar a locomoção de paciente idosos, está com o bebedouro interditado, e além disso, sofre problemas de infiltração e tem paredes com reboco caído, o que neste caso, é inclusive, possível ver em fotos (ao fim da matéria).
“Há mais de 20 dias, prefeito, no PSF, está interditado o bebedouro. Dizem que está caindo sujeira, e aí interditou. Lá tem gestantes que vão … diabéticos, hipertensos, idosos e crianças. Será que nenhum vai pedir um copo de água neste período?”, questionou Genilson, no início de sua fala, quando também reclamou da falta de profissionais médicos.
O parlamentar ainda destacou outros problemas na estrutura do PSF: “A rampa, mais da metade está sem o corrimão, então será que neste PSF, que tem todo um acompanhamento de hipertensos e idosos … e pra subir esta rampa aqui? Então, tem que olhar com carinho sobre isso. Telhado com forro caído, a sala do dentista sempre tem infiltração, e sempre se tá reclamando.”
O vereador Abelardo Júnior (PP), presidente da casa e da bancada de situação corroborou com as queixas do colega, e disse que por meio de requerimento, já cobrou uma intervenção da Secretaria Municipal de Saúde no local. “Eu até estava preocupado de a equipe médica não ir para o posto de saúde atender devido a esta situação do forro, e ela ( secretária da pasta, Paula Luísa) me disse que nos próximos dias, iria sim fazer uma reforma”, comentou.
O prefeito Ricardo Almeida, que discursou momentos depois de Genilson, disse em seu pronunciamento na tribuna, que dará atenção imediata para resolver os problemas estruturais do PSF. “Já vou tomar providências a partir de amanhã, Genilson. Eu acho que o prefeito que escuta e participa, deve realmente acatar o que se precisa”, pontuou o gestor municipal.
Redação de Sertão em Pauta.