O vereador Genilson Gonçalves, vice-líder da do bloco do PSD na Câmara Municipal, protocolou três indicações em que solicita do Poder Executivo de Cícero Dantas (BA) ações em distintas esferas de atuação da administração pública. As matérias foram lidas durante a sessão ordinária desta terça-feira (25) pelo presidente Ninnho de Nedito (PSD) e agora seguirão para o gabinete do prefeito Vinícius do São José (PP), que pode ou não, acatá-las.
Uma das indicações, nº 05/2025, requisita à prefeitura a implantação da estrutura de redutores de velocidade nas localidades da Caixa d’Água e da Fazenda de Edvaldo de Antônio Guilherme para que o trânsito nas regiões passe a proporcionar maior segurança à população residente das áreas ou que por elas trafegue. De acordo com Genilson, muitos animais transitam por esse trecho, que dá acesso também a outras comunidades rurais.
Já na de nº 04, o parlamentar indica ao prefeito e ao secretário municipal de Assistência Social, Felipe Castro, a distribuição de cestas básicas e peixes ao longo da Semana Santa para famílias em situação de vulnerabilidade social. Genilson classifica a medida como de “grande relevância social e solidária” e argumenta que ela “contribui para assegurar que mais famílias possam vivenciar a Semana Santa com dignidade, proporcionando refeições adequadas e fortalecendo o espírito de solidariedade”.
Fechando o rol de suas indicações, o legislador protocolou a indicação nº 03/2025, que pede à prefeitura a revitalização das praças do Distrito de Caxias e do Entroncamento de Caxias, bem como a restauração das placas identificadoras que homenageiam entes queridos das referidas comunidades. O serviço de recuperação dos logradouros, conforme aponta Genilson, “permite que esses espaços se tornem acessíveis, mais agradáveis e seguros, fomentando um ambiente propício para atividades culturais, recreativas e o fortalecimento do senso de pertencimento da população.” Quanto às placas honoríficas, o vereador afirma que sua restauração é de extrema importância para a população local não esquecer os nomes e os legados dos homenageados.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL COM MULHER
A bancada de oposição apresentou de modo conjunto a indicação de nº 03/2025 dirigida ao prefeito Vinícius para que a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cícero Dantas (BA) venha a ter uma componente mulher entre os seus integrantes. Assinada pelos vereadores Teté Santana (MDB), Genilson Gonçalves, Talita Leila e Guilherme de Weldon (PSD), a proposição, de acordo com eles, seria uma “iniciativa essencial para promover a equidade de gênero e fortalecer a atuação da corporação”. Os legisladores comentam ainda na justificativa, que a presença feminina permitiria uma abordagem mais sensível em empática em situações como de violência doméstica ou que envolvam mulheres e crianças.
INDICAÇÕES DO VEREADOR ROGÉRIO
Quem também apresentou indicações na sessão desta terça-feira foi o vereador Rogério, membro da bancada de Situação. Ambas as matérias protocoladas por ele são dirigidas a serviços de infraestrutura em unidades escolares; na de nº 03/2025, ele pede que a prefeitura realize a edificação de uma cobertura na área da portaria da Escola Deputado Cícero Dantas, para garantir proteção aos porteiros especialmente em dias de chuva ou de forte sol. Rogério também solicita na indicação de nº04/2025, a colocação de guarda-copos nas rampas da Escola João de Souza Gouveia, o que facilitaria o acesso e garantiria maior segurança a pessoas com mobilidade reduzida, sejam elas, alunos, professores, funcionários ou visitantes.
Todas as matérias apresentadas serão encaminhadas ao Poder Executivo a título de sugestão, e portanto, seu acolhimento por parte do prefeito ou secretários municipais é facultativo.
Redação de Sertão em Pauta.