Na sessão desta terça-feira (14), o vereador Jackson Almeida (MDB) apresentou dois projetos de lei voltados à categoria dos professores da rede de ensino municipal de Cícero Dantas, no Nordeste Baiano.
Um dos projetos, o “Saúde Vocal” visa combater distúrbios vocais nos profissionais do magistério com medidas de prevenção, capacitação, proteção e reabilitação a serem feitos a partir da realização de exames preventivos, periódico-ocupacionais ou requeridos pelos profissionais, além de campanhas informativas sobre o uso da voz.
Ainda de acordo com o parlamentar, palestras e oficinas devem ser realizadas por especialistas, nas quais serão abordadas questões como a higiene vocal, técnicas de aprimoramento da voz e estratégias do uso profissional da mesma.
O outro projeto de lei apresentado pelo vereador é o “Professor do Ano”, que tem como objetivo agraciar os professores por seus méritos e serviços prestados à educação no município.
A premiação consiste na entrega da Medalha de Mérito Educacional e na possibilidade da concessão gratuita pela Semec (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) do custeio de um curso de especialização lato sensu ou stricto sensu da livre escolha do professor; desde que relativo à sua área de atuação no exercício profissional. A escolha do professor do ano se dará entre os professores das várias unidades escolares do município; os alunos, pais e o Conselho Municipal de Educação também participarão do processo de escolha.
Em sua justificativa, o parlamentar registrou que o projeto busca que “meios de incentivo e valorização sejam implementados para que o empenho e a vontade de ensinar se tornem mais estimulantes e agradáveis a esses notáveis guerreiros”.