Na sessão desta terça-feira (03) a Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou por unanimidade uma indicação do vereador Abelardo Júnior (PSL), presidente da casa, para a criação de uma casa de apoio aos pacientes da rede do município que necessitem se deslocar a outras cidades para o acesso a tratamentos e serviços de saúde.
De acordo com o parlamentar, a indicação visa proporcionar maior apoio e conforto a usuários do sistema de saúde, especialmente os da zona rural, que muitas vezes são obrigados a esperar pela viagem em locais não adequados.
“Essa ideia surgiu no decorrer do dia a dia, às vezes eu levava um paciente para ser atendido no Hospital Luis Eduardo Magalhães, e lá chegando via inúmeras filas de pessoas sentadas em bancos ou até mesmo esperando em calçadas esperando o transporte para se deslocar não só para Aracaju, como também a Salvador”, relata Abelardo.
O vereador acredita que a indicação será aceita pela secretária de Saúde, Paula Luisa: “Confio muito na secretária, para que possamos executar essa casa de apoio a todos aqueles que necessitam do TFD, que é o tratamento fora do domicílio, para que o paciente possa ter o seu aconchego, o apoio total. Vou pedir a ela celeridade, pois são inúmeras pessoas que fazem TFD aqui , é algo que não vai comprometer as finanças dos municípios, é economicamente viável e irá trazer dignidade a esses pacientes”.
A proposta de Abelardo foi elogiada por colegas parlamentares que em falas na tribuna, ressaltaram o seu ineditismo e a relevância para a segurança dos usuários de saúde. “Parabenizo Vossa Excelência por essa indicação importantíssima, até então ninguém havia tido essa ideia, acho louvável. Essas pessoas são crianças com microcefalia, que passam por quimioterapia, pacientes com doenças crônicas que muitas vezes não conseguem se locomover … e por isso seria interessante também que lá também tivesse um carro de apoio, então o município poderia fornecer um carro e um motorista para levar o paciente até a casa de apoio”, sugeriu o vereador Nininho de Nedito (PSC).
“Eu também gostaria de parabenizar o Vereador Abelardo pela indicação, pois sabemos que o isolamento naquela área do hospital ficou ainda maior, com a mudança da frente do hospital, e pessoas já foram assaltadas naquela esquina, e obviamente, a secretária Paula não vai medir esforços para dar esse apoio”, complementou Zé Domingos (PT).
Após aprovação na Câmara, a proposta deve seguir para a pasta de saúde do município. Há inclusive, uma preferência do Vereador Abelardo para que a casa de apoio seja instalada nas imediações do Hospital Municipal.
Redação de Sertão em Pauta.