Na tarde desta terça-feira (23), foi inaugurado na Praça 11 de Agosto, mais conhecida como Praça da Emater-BA, a sede do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, órgão que ficará responsável pelo acompanhamento das demandas públicas da população da terceira idade no município.
O conselho está sendo inaugurado após o prefeito Ricardo Almeida (PP) acatar uma indicação apresentada pelo vereador Abelardo Júnior (do mesmo partido) e aprovada ainda na legislatura passada.
Presidente da Câmara Municipal, Abelardo esteve presente na cerimônia de inauguração e falou ao Sertão em Pauta sobre a importância de se ter este órgão no município, para que sejam garantidos os direitos humanos dos idosos: “O Conselho tem por finalidade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana, e os direitos civis, políticos, individuais e sociais.”
O Conselho do Idoso estará sob responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, pasta que tem Josefa Matos como titular. O órgão será composto por um colegiado e oferecerá atendimentos nas áreas de psicologia e assistência social.
Para o parlamentar, a entrega da sede do conselho significa um “dia histórico”, especialmente à população idosa local. “Agora é a gente fiscalizar e cobrar, para que a própria secretaria ao qual o órgão está vinculado, execute todas as formas de políticas públicas voltadas à assistência ao idoso”, pontuou Abelardo, lembrando do papel de supervisão do legislativo.
O prefeito Ricardo Almeida também se fez presente na cerimônia ao lado do vice Jackson Almeida (PDT) e falou sobre as suas expectativas com esta nova estrutura: “É um prazer, para nós gestores, estarmos aqui representando os idosos através da sua casa, que é nossa, mas o carinho a ser transmitido e a atenção a ser dada é a todos vocês, idosos de nossa querida Cícero Dantas. Eu espero que o acolhimento e atendimento estejam a contento, pois se vocês não estiverem satisfeitos nós todos aqui também não estaremos”.
Redação de Sertão em Pauta.