Três pilares cruciais para quem quer começar a empreender

Confira o artigo de estreia da empresária Michelle Santos, na Coluna "Aprendendo a Empreender"
empreender
Reprodução/Uninassau
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Bom, para começar, quero agradecer a Deus por esse mais novo projeto de coluna opinativa no Sertão em Pauta, e por todas as bênçãos alcançadas até aqui e pelo seu amor e generosidade.

Gostaria agora, de fazer uma breve apresentação sobre minha trajetória e atuação enquanto empreendedora.

Nasci em Cícero Dantas-BA, no ano de 1992, filha de uma paranaense e um soteropolitano e ainda recém-nascida fui morar no município de Camaçari, no litoral baiano.

Desde cedo, comecei a me relacionar com as vendas, aos 13 anos vendia produtos de cosméticos e utensílios, e aos 17 anos conquistei o meu primeiro emprego de carteira assinada, em uma loja de confecções no shopping principal da cidade. A partir daí, nunca mais deixei de vender algo na vida. Passei por diferentes setores na área de vendas entre elas confecções, material de construção, venda direta de produtos para eventos, doces, e vendas de cursos e treinamentos voltados à educação empresarial e marketing de relacionamento; além de ter sido consultora da Tupperware.

Sou graduanda em Engenharia Agronômica pela Faculdade Dom Luís, tenho formação em Técnica Imobiliária, e fui participante do Empretec 2017 (maior seminário voltado a empreendedores e organizado pelo Sebrae) e do Congresso Administrar –CE 2017 (maior evento de administração de empresas do país). Sou também proprietária da Antônia Store e idealizadora da Feira Empreendedora em Cícero Dantas-BA.

Michelle escreverá frequentemente no Sertão em Pauta sobre empreendedorismo

Considero-me uma forte empreendedora, criativa e otimista, e sou grata a Deus por todo o entendimento e sabedoria obtidos.

TRÊS PILARES CRUCIAIS PARA QUEM QUER COMEÇAR A EMPREENDER

A carreira empreendedora está entre as profissões mais interessantes que existem. Porém, no início da trajetória de um empreendedor, não há muito glamour, viveremos altos e baixos e estresses, no entanto iremos desenvolvendo habilidades conforme o tempo, e experiências vividas.

Empreendedores de sucesso são talentosos e agem criativamente, mas só o talento não é o suficiente, é necessário amar o que faz, ser otimista, acreditar nos seus sonhos, ter humildade, e desenvolver habilidades.

A seguir, irei destacar, neste artigo de estreia, três atitudes que são fundamentais para quem quer começar a empreender e fazer o seu negócio ser um sucesso:

1- Preparação

  • Seja você mesmo(a) sempre;
  • Confie no seu conhecimento;
  • Pratique as habilidades de um empreendedor constantemente;
  • Pense em grandes idéias e encontre sempre uma inspiração para empreender;
  • Desenvolva o seu produto, não importa o que seja;
  • Foque em atender o seu cliente; e
  • Cultive a paciência e busque ser transparente em seus negócios.
Reprodução/Google

2 – Tenha Bons Mentores

Nossos mentores podem ser formais ou informais. Os formais por exemplo, são coachs, assessorias empresariais e consultores, que possuem conhecimento técnico para lhe orientar em seu negócio.

Já os bons mentores informais são amigos, pais, familiares e outros empreendedores, pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu, além de foco e inspiração para empreender; pessoas com quem você possa compartilhar idéias, dúvidas e até mesmo pedir conselhos nas horas de medo e frustrações.

Reprodução/Google

Aqui, aproveito a oportunidade para deixar o meu imenso agradecimento aos mentores que ainda hoje tenho. Eles sempre me dão suporte e palavras de conforto, acreditam em meu trabalho e estão sempre dispostos a contribuir para o crescimento dos meus projetos.

3 – Networking

O networking (criação de rede de contatos) é uma prática diária para quem quer empreender e não uma ação feita quando você precisa. Sendo assim, todo empreendedor deve conquistar a afeição dos seus contatos, porque quem se lembra dos “amigos” só para pedir ajuda, certamente perderá pontos e amizades.

empreender
Reprodução/Google

É necessário ter uma boa rede de contatos. Multiplique as suas ideias com pessoas mais experientes que você e busque fazer novas amizades, focando na qualidade e não na quantidade. Além disso, crie oportunidades para reencontrar amigos antigos.

E não se esqueça de:
– Demonstrar interesse pelo outro, e tenha uma boa relação com todos;
– Cultivar contatos;
– Estar sempre atualizado e bem informado; e
– Nunca ser forçado (evite sorrisos falsos e conversas frias).

“Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta a quinta e quantas vezes for necessário, só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”. – Bill Gates.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS