Um ano e cerca de três meses e meio. Esse é o tempo que ainda falta para as eleições municipais de 2020 no Brasil, nas quais serão eleitos prefeitos e vereadores para os cargos de executivo e legislativo, respectivamente. No entanto, em Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, os grupos políticos já estão se mobilizando para a escolha dos nomes para a disputa eleitoral.
Esse é o caso do Partido Comunista do Brasil (PC do B) municipal que lançou nesta semana o nome de Toinho Contador, para a pré-candidatura a prefeito. Conhecido na cidade por sua atividade na área da contabilidade, Toinho já foi candidato a vereador em 2008, ao lado do ex-prefeito José Weldon, mas não se sagrou vitorioso; 11 anos depois ele acredita que a colocação do seu nome pode ser uma alternativa viável à comunidade cicerodantense, que tem sido governada nos últimos anos pelos tradicionais grupos dos Jacus e dos Gaviões.
Apesar de seu nome ter sido aprovado pelos membros do diretório municipal do PC do B, que tem o Professor Almir, como atual presidente, uma nova apreciação deve ocorrer em setembro deste ano, quando acontece a conferência que elegerá a nova direção do partido em Cícero Dantas.
Diante do anúncio da pré-candidatura, a reportagem do Sertão em Pauta conversou nesta quarta-feira (19) com Toinho, para entender as motivações que levaram à escolha do seu nome pelo partido e os planos do agrupamento para a cidade.
Sertão em Pauta – (S.P.): O senhor em 2008 foi candidato a vereador, em uma aliança com o ex-prefeito Weldon, líder do grupo dos Jacus, um dos mais tradicionais da cidade. Porque agora, decidir lançar uma pré-candidatura que seja de fora do eixo dos dois principais agrupamentos?
Toinho Contador – (T.C.): A ideia nossa é porque estamos vendo que o o município está precisando dessas mudanças. Então, temos que sair por uma linha diferente, para que a gente mesmo tente fazer as nossas propostas e o nosso projeto de acordo com a realidade do município, sem ter interferência de grupo político nenhum. Até porque, sabemos que o município necessita mudanças e de outras alternativas positivas, para que a população venha a ter essa escolha de acordo com seus projetos, ideias e com a mudança que a gente precisa, ou seja, sem interferência nenhuma. Portanto, gestão participativa e compromisso com a realidade do município, pois a gente não vai lançar projetos com os quais o município não possa arcar ou fazer.
(S.P.): Queria que o senhor explicasse com um pouco mais de detalhes, em que se diferencia uma possível candidatura do PC do B e de Toinho, em 2020, do ponto de vista político e administrativo, dos demais nomes tradicionais de Cícero Dantas, que também podem vir a se candidatar?
(T.C.): A gente está tentando ver justamente essa questão de participação de acordo com as ideias do partido. O pessoal tem uma ideia de que geralmente, a gestão é gerida pelo “lado A” ou “lado B”. Como disse, queremos fazer a nossa parte de acordo com as ideias do nosso partido, porque o pessoal hoje tem a ideia de que um partido de esquerda é um partido comunista. Tudo bem, o nome é “comunista”, mas ele é um partido socialista; um partido que visa a melhoria da qualidade de vida não só dos seus filiados, como também de toda a comunidade, o bem comum para todos.
(S.P.): Com a possível candidatura a prefeito, o PC do B com certeza também lançará uma chapa com nomes de vereadores, e talvez até de outros partidos que venham a apoiá-lo a prefeito. No seu grupo, já existem alguns nomes colocados, ou em mente, para a disputa pelo legislativo em Cícero Dantas?
(T.C.): Não, porque a gente está na fase de formação do diretório municipal. E depois é que vamos ver em outras reuniões, o que iremos fazer. A ideia, é que sejam realmente, pessoas ligadas ao partido, e se houver alguma união com pessoas de outros partidos, iremos decidir internamente. Mas, a previsão é que seja de dentro do partido.
(S.P.): Sabemos que para a construção de uma candidatura competitiva é importante o apoio de figuras relevantes no estado, como deputados estaduais e federais e outros nomes de peso do partido com que o candidato tenha relação. Hoje, quais são as lideranças que podem alavancar uma candidatura sua em Cícero Dantas?
(T.C.): Hoje a gente conta com o líder da Câmara, que é o deputado (federal) Daniel Almeida. Inclusive, já tivemos reuniões com ele, para que possamos ter esse apoio e até de alguns deputados estaduais, que foram eleitos agora em 2018. Portanto, vamos contar com esse apoio do nosso deputado Daniel Almeida, para que a gente possa tentar melhorar a questão do município de Cícero Dantas.