Todo empreendedor de sucesso deve desenvolver habilidades e técnicas, que possam contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional, e em consequência irão influenciar positivamente em seus negócios; hoje iremos destacar alguma das características comportamentais de quem têm o espirito empreendedor.
Sonhar, ter objetivos e metas
Todo empreendedor sonha em realizar algo, até o momento de tirar esse sonho do papel e colocar em prática. Para empreender com sucesso, no entanto, é preciso amar o que faz, ter muita criatividade e sonhar alto; o céu é o limite para nós empreendedores!
Em torno desses sonhos precisaremos estipular metas a curto, médio e longo prazo. Estas metas irão lhe direcionar a um determinado destino, onde serão lançados novos desafios. Então, você que é empreendedor, tem que colocar em mente que precisa definir estes três tipos de metas e se empenhar, de imediato, em alcançá-las, para que realmente conquiste o que almeja, tanto na vida pessoal como na profissional.
As metas de curto prazo são aqueles metas que você poderá definir pensando na próxima semana, por exemplo, e que estejam planejadas para se concretizarem em poucos dias. Nas de médio prazo você precisará determinar o prazo de alguns meses, para ver o resultado acontecer; e as de longo prazo sempre terão que existi – um bom empreendedor tem visão do futuro para seu negócio, e é aí onde podemos fazer um planejamento com um prazo de anos. É uma época em que cresce o otimismo em prol dos objetivos determinados.
Aprimoramento profissional e pessoal
Os empreendedores estão sempre em constante evolução, é necessário lapidar nossas habilidades, adquirir mais conhecimento e buscar qualidade de vida. O desenvolvimento pessoal e profissional garantem por meio do aprendizado, a melhoria de nossas vidas em todos os sentido, e são fundamentais para estimular o surgimento de novas habilidades pessoais e profissionais.
O desenvolvimento profissional está relacionado ao aumento de conhecimento e aprimoramento da carreira. Assim, adquirindo novas competências e aprendizados, nos tornamos um profissional ou empreendedor mais qualificado. Já o desenvolvimento pessoal está relacionado ao crescimento interno e proporciona a melhoria física, mental, emocional, psicológico, espiritual e comportamental.
Confira aqui, o último artigo de Michelle Santos, na Coluna ‘Aprendendo a Empeender’.
Muitas ações podem ser feitas com o propósito definido de ser a chave para mudança de hábitos e a transformação de comportamentos. É valido ressaltar que essa mudança, por menor que seja, pode nos conduzir a uma nova realidade.
Michelle Santos é empreendedora desde os 13 anos de idade, participou de eventos de relevância internacional relacionados a empreendedorismo e foi uma das idealizadora da 1ª edição da Feira Empreendedora em Cícero Dantas (BA).