Taxa de iluminação pública, atração de empresas e apoio a pacientes com fibromialgia: confira os projetos aprovados na última sessão do ano na Câmara de C. Dantas

Matérias seguem agora, para sanção do prefeito Ricardo Almeida
câmara municipal
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou na última sessão do ano de 2023, ocorrida nesta terça-feira (19) três projetos de lei que foram protocolados nas ultimas semanas pelo Poder Executivo e que trazem interferências nos segmentos das Finanças e da Saúde do município. As matérias foram submetidas à votação do tipo nominal, quando cada um dos vereadores é perguntado individualmente, se vota a favor ou contra à pauta.

Um dos projetos aprovados foi o de nº 473/2023, que dispõe sobre a atualização da Contribuição da Iluminação Pública (CIP) para custos energéticos, manutenção, expansão e modernização do sistema de iluminação pública municipal. Segundo o texto, o propósito é ampliar os recursos destinados a este serviço, melhorando assim, a sua qualidade. A proposição recebeu dez votos a favor e três abstenções (dos vereadores Guilherme de Weldon, Genilson e Afonso, todos da bancada de oposição).

Também foi aprovado pelos parlamentares o PL n° 474/2023, que institui o Programa Municipal de Atração, Manutenção e Ampliação de Investimentos para o Desenvolvimento de Cícero Dantas – INVISTA EM CICERO DANTAS. Seu objetivo é estimular a criação, implantação, expansão, manutenção, modernização e ampliação de empresas e empreendimentos dos mais variados segmentos na cidade, além de fomentar a criação de postos de trabalho e reduzir os índices de desemprego no município.

Os estímulos são destinados ao empresariado que venha a se instalar no município se referem a incentivos fiscais, que abrangem benefícios na forma de isenção ou redução de alíquotas, limitados ao prazo máximo de 10 (dez) anos, iniciando-se a contagem a partir do início da vigência da primeira concessão do incentivo de tributos municipais, como: Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV); e Imposto Sobre Serviços (ISS). Essa matéria recebeu voto favorável de todos os treze vereadores do município.

A Câmara ainda aprovou por unanimidade, na terça-feira, o PL nº 475/2023, que cria o Projeto Vivendo com a Fibromialgia, tendo em vista o Plano de Atuação Integral à Saúde da Pessoa Com Fibromialgia. Seu propósito é oferecer serviços voltados ao diagnóstico e tratamento da doença, melhorando a qualidade de vida dos seus portadores e ampliar o acesso deste público, com a qualificação do atendimento do SUS, e a disponibilização, no âmbito da rede de saúde municipal, de profissionais fisioterapeuta, psicólogo, e multidisciplinares, que sejam necessários.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS