A vereadora da bancada de oposição, Talita Leila, líder do PSD na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) protocolou nesta terça-feira (11) uma série de indicações de medidas para atuação do poder público local em diferentes âmbitos administrativos. Todas as suas matérias foram lidas durante o pequeno expediente pelo presidente da Câmara, Nininho de Nedito (PP) e a partir de agora seguirão para o gabinete do Prefeito Vinícius do São José, do mesmo partido.
Uma das indicações propostas por Talita se refere à implantação de plantões psicológicos no Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães. A vereadora justificou o seu pleito com o argumento de que a iniciativa é de “extrema importância”, pois proporcionará aos pacientes apoio emocional imediato, intervenção em crises, promoção da saúde mental, apoio às famílias, colaboração interdisciplinar, educação e prevenção, apoio em cuidados paliativos e redução do estigma. Ela também considera que a ferramenta seria vital para um cuidado mais humanizado e integral a quem necessite de apoio à saúde psicológica.
SESSÃO SOLENE
Talita Leila também protocolou uma indicação (nº 08/2025) em que pede ao presidente Nininho de Nedito a realização de uma sessão solene até o final do mês de março em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado (08). A parlamentar sugere que na oportunidade, sejam convidadas todas as ex-vereadoras do município, a ex-prefeita Arlete Bittencourt, atuais e ex-secretárias municipais, deputadas que já foram votadas no município e as mulheres que concorreram a cargos políticos nas últimas eleições, além de demais lideranças políticas femininas locais e a população em geral.
SALA LILÁS
De autoria de Talita, foi apresentada da mesma forma, uma indicação dirigida ao Prefeito Vinícius do São José e à Secretária de Saúde, Paula Luísa, para a viabilização de um projeto de lei que cria a “Sala Lilás” no âmbito do Hospital Municipal e/ou nas unidades de Saúde da Família om foco no atendimento especializado e humanizado de mulheres em situação de violência e demais públicos vulneráveis como crianças, adolescentes, idosos, pessoas negras e LGBTQIAPN+.
CALÇAMENTO PARA VIA
Fechando o rol de suas indicações, a vereadora do PSD apresentou uma indicação voltada ao asfaltamento/calçamento da travessa que dá acesso entre a Rua do Expedicionário e a Avenida ACM, nas proximidades da Congregação Cristã do Brasil e da loja automotiva da Copel. Talita justifica o pedido argumentando que o serviço impactará a segurança, qualidade de vida, acessibilidade e interação social da comunidade, e que seu projetamento poderia reduzir os alagamentos e melhorar a gestão das águas pluviais. No documento, ela também solicita que a via passe a ser denominada Srª Dalila Maria do Carmo (In memoria). O pedido é dirigido não apenas ao prefeito Vinícius, mas também ao Secretário de Obras, Fernando Oliveira, e ao Secretário de Urbanismo, Uri da Ilha.
ESCOLINHA DE FUTSAL
Em uma seara distinta, o vereador Professor André Santana (PC do B) apresentou uma indicação que será encaminhada ao prefeito Vinícius e ao Secretário de Esportes, Fernando Souza para a criação de uma Escolinha de Futebol/Futsal para as categorias de base: SUB-13 (10 aos 13 anos), SUB-15 (14 aos 15 anos) e SUB-17 (16 aos 17 anos); e a montagem de um time oficial municipal Adulto (18+ e menor de idade com termo de responsabilidade assinado).
De acordo com o parlamentar, “criar categorias desde o Sub-13 até o time principal permite que o atleta cresça dentro do próprio projeto” esportivo do município. Ainda segundo ele, “ter uma categoria oficial, com ajuda de custo, cria um objetivo claro para os mais novos: chegar ao time principal”. A formação desse time de futsal mencionado por André Santana, colocaria o município em evidência para que viesse a participar de competições regionais.
Redação de Sertão em Pauta.