Na sessão desta terça-feira (07) da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), o vereador Nenê de Nedito apresentou um requerimento verbal aos demais colegas em que propõe a supressão do recesso do 1º semestre de 2020 na casa legislativa, previsto para se iniciar a partir do próximo dia 17 de julho.
A proposição, segundo o parlamentar que é líder da bancada de oposição, seria uma forma de demonstrar o interesse e empenho da Câmara em contribuir nas decisões administrativas e políticas em torno do principal tema da atualidade: a Covid-19.
“Nós passamos muitas por muitas sessões sem acontecer, por conta dessa questão da pandemia e enquanto não foi feita essa condição de transmissão virtual. Então, que nós não saiamos de recesso e dessemos um bom exemplo para a nossa sociedade, já que nos reunimos apenas uma vez na semana e nas sessões vindouras dos dias 20 e 27, a Câmara esteja funcionando normalmente, porque a sociedade almeja isso da gente”, declarou Nenê de Nedito.
A ideia de Nenê recebeu o apoio de outros parlamentares como o vereador Jackson Almeida: “Sou favorável que o recesso possa ser suprimido; não vejo nenhum problema. Até porque estamos em um período de quarentena, não tem ninguém viajando ou tirando férias, então, nada mais justo que a gente também aproveitar o momento, estender as comissões e poder discutir os assuntos em que precisamos estar antenados”.
Ao final da sessão, o requerimento foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Agora, a proposição será direcionada à assessoria jurídica da Câmara, que irá analisar a sua constitucionalidade, conforme adiantou o presidente Abelardo Júnior. Ele também se colocou favorável à ideia, e chegou a comentar sobre uma segunda alternativa – a realização de sessões extraordinárias durante o período de recesso: “Podemos encerrar esse período legislativo na próxima terça-feira e nas sessões vindouras, que eu acredito que seria um recesso de duas sessões, e poderíamos fazê-las de forma extraordinária”.
Redação de Sertão em Pauta.