Sessão especial da Câmara discute preservação do bioma Caatinga no município de Cícero Dantas

Evento contou com a presença da deputada estadual Fátima Nunes (PT), de secretários do município, professores e alunos
Evento foi prestigiado por representantes de diversos segmentos
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Na noite desta terça-feira (07), a Câmara de Vereadores de Cícero Dantas foi palco de uma sessão especial que discutiu a importância do bioma Caatinga e de estratégias para a promoção e preservação de sua vegetação no município.

O evento, idealizado pelo vereador Zé Domingos (PT) – que foi o presidente da sessão especial – contou com a presença de outros parlamentares da cidade, de secretários municipais, da deputada estadual Fátima Nunes e do vice-prefeito Jean Nunes, ambos do PT, professores e alunos da rede de ensino municipal.

Natural de Paripiranga e de origem da zona rural, a deputada Fátima Nunes parabenizou a iniciativa do vereador Zé Domingos. “É um grande companheiro de muitas caminhadas. Nunca esqueço as primeiras idas do vereador lá em casa, quando ainda morava na Avenida Getúlio Vargas (hoje Antônio Carlos Magalhães) e a gente começou essa amizade justamente por pensar no semiárido e na caatinga”.

Deputada Fátima Nunes parabenizou o vereador Zé Domingos (PT), por trazer o debate sobre a Caatinga para o legislativo municipal

A parlamentar ainda destacou ainda a importância da lei estadual 13.572, de 2016, da qual foi relatora e cuja intenção é trazer avanços significativos em diversas áreas, permitindo às pessoas da região conviver de uma forma mais digna com os períodos de estiagem no estado. “Esta lei é que pode ser estudada pelos alunos, vereadores, associações, grupos de mulheres, e produtores para entender que hoje, temos um mecanismo legal, pois se não tiver ação da sociedade, a lei fica na gaveta, e lei na gaveta não nos serve”.

Quem também se fez presente no evento foi o secretário municipal de Educação Felipe Castro que considerou o debate fundamental para dar destaque à questão da identidade cultural da população sertaneja. “A condição que o vereador Zé Domingos nos trouxe para, a partir de projeto de lei, inserirmos nos currículos escolares o conteúdo relativo ao bioma Caatinga é fundamental, pois trata daquilo que nos cerca, do nosso território e terreiro, como a gente costuma falar. Então, trazer isso para o aluno e o professor é relevante porque reconta e fortifica uma cultura por vezes esquecida”, comentou o gestor, para quem o debate conseguiu unir situação e oposição em torno do assunto.

Perguntado pela nossa reportagem sobre os possíveis efeitos práticos do evento, o secretário municipal de Meio Ambiente Manoel Messias demonstrou satisfação com a promoção da discussão pela Câmara “Fico muito feliz com a fala de todos os participante aqui, onde estivemos discutindo esse projeto de lei, mas especialmente com a do nosso companheiro Felipe (Castro), que está buscando inserir a educação ambiental na sala de aula da rede do ensino municipal para que a gente para que possamos trabalhar mais a preservação do bioma aqui em Cícero Dantas”.

Secretário de Meio Ambiente Manoel Messias, durante sua fala na sessão especial

Na sessão especial, ficou acordado que o vereador Zé Domingos, autor do projeto de lei que insere o conteúdo referente ao bioma Caatinga no currículo escolar da rede municipal, realizará novos encontros com a secretaria de educação para discutir a melhor forma de aplicar a ideia. Ele também deve apresentar uma proposição que prevê a implantação de vegetação originária da caatinga (um percentual de 30 a 40%) na arborização do município de Cícero Dantas.

Vice-prefeito Jean Nunes (PT) e a secretária municipal de Agricultura Leide Correia também marcaram presença na sessão

“Quero aqui, agradecer a todos que compareceram, aos secretários, professores, alunos, vereadores, funcionários desta casa, e ao presidente, que hoje me deu essa brecha para conduzir a sessão, e dizer que desta terça a oito é possível que tragamos o projeto já para ser votado”, declarou Zé Domingos, durante a conclusão dos trabalhos da sessão especial.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS