A Secretaria Municipal de Saúde de Cícero Dantas confirmou na manhã desta segunda-feira (25), o registro do segundo caso de coronavírus do município baiano. O paciente infectado é um homem de 46 anos de idade, residente da cidade, mas que se encontra internado na cidade de Salvador.
De acordo com nota divulgada pela secretaria, o homem havia se dirigido ao Hospital Luis Eduardo Magalhães no dia 05 de maio, e em sequência foi feita a sua transferência para uma unidade na capital do estado. Lá, ele passou por dois testes rápidos que não detectaram a presença do vírus da Covid-19.
Porém, no último dia 20 ele foi submetido a uma coleta do tipo swab para a a realização do teste RT-PCR, que possui uma sensibilidade maior em comparação com o rápido. Diante disso, o resultado do exame foi informado à secretaria na tarde deste domingo (24), e se mostrou positivo para novo coronavírus.
A secretaria diz reconhecer o paciente como pertencente ao município, mas ressalta que o “mesmo obteve o diagnóstico positivo após 14 dias de transferência da nossa unidade hospitalar”. A pasta ainda afirma que este panorama exclui qualquer possibilidade de contágio do indivíduo na cidade de Cícero Dantas.
O Ministério da Saúde recomenda, inclusive, que a detecção do coronavírus pelo método RT-PCR – considerado o padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19 – seja feita entre o 3º e o 7º dia (no máximo até o 10º) após o início dos sintomas, já que depois desse período, a carga viral começa a cair.
Redação de Sertão em Pauta.