O Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, recebeu em seu gabinete, nesta semana, a deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA), o prefeito de Adustina, Paulo Sérgio, e lideranças políticas e comunitárias de Nova Soure e Ribeira do Pombal, para analisar e discutir a necessidade de conclusão de um projeto de irrigação no Assentamento Terra Prometida – Fazenda Cajuba, situado em terras nova-sourienses.
O término da execução do projeto irá beneficiar cerca de 300 famílias dos dois municípios, a partir do aumento da produção de caju e de outras frutas na comunidade rural.
No encontro, ficou acordado que ainda neste mês de janeiro será realizada uma nova reunião, envolvendo outras secretarias do governo estadual para garantir a finalização do projeto executivo e definir o cronograma das ações para a instalação da irrigação no assentamento ainda no ano de 2020.
Josias Gomes falou sobre a importância da conclusão do projeto: “O assentamento Cajuba vem produzindo e estamos muito confiantes no propósito de iniciar o processo de instalação da parte de irrigação, que vai atender à demanda de água para ampliar o processo de produção. O assentamento Cajuba tem tudo para dar certo e não temos dúvidas de que vai ser um dos assentamentos-modelo do Estado da Bahia”.
José Cláudio Sousa, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra Prometida da Fazenda Cajuba, que se fez presente no encontro em Salvador, considera que o projeto é essencial para o trabalho das pessoas da comunidade. “A gente não vê a hora do projeto chegar até nós, já que a água é muito importante para nossa sobrevivência, para produzirmos e termos renda. Todos nós aguardamos essa conquista”, disse Souza.
Por meio de suas redes sociais, a deputada Fátima Nunes demonstrou apoio à iniciativa: “Estamos juntos nesta batalha e buscaremos cada dia melhoria para nosso povo”.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de SDR/BA.