Secretário de Educação de Cícero Dantas pede ajuda de pais e da comunidade na matrícula de estudantes

Número de alunos matriculados nas turmas do ensino infantil está muito aquém do esperado até o momento
secretário felipe castro
Reprodução
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

O Secretário de Educação de Cícero Dantas (BA), Felipe Castro, gravou um vídeo para as redes sociais do município, no qual pede à toda sociedade cicerodantense uma maior atenção ao processo de matrícula de estudantes nas unidades de ensino da rede municipal, especialmente na educação infantil.

De acordo com Felipe Castro, o número de matriculados nas séries da educação infantil está muito aquém do esperado, com 60% das vagas do quantitativo regular preenchidas até o momento, cenário que não se repete para as turmas do ensino fundamental.

“A gente tem as nossas hipóteses, acreditamos que os pais não estão tendo o devido tempo para acompanhar os seus filhos, o que tem trazido um grande problema para toda municipalidade. Imagine você, uma criança de 0 a 5 anos fora da escola. O período de socialização desta criança é extremamente importante, e nós não estamos tendo as matrículas devidas”, comentou o secretário da Educação.

Felipe Castro lembrou durante o vídeo, que a Secretaria enviou no início de novembro de 2020 um ofício à Promotoria de Justiça com o esclarecimento das ações realizadas pela rede municipal ao longo do ano letivo e citou que pais chegaram a assinar termos de responsabilidade “dizendo que não iriam fazer as atividades de seus filhos”.

DISCUTIR SOLUÇÕES

Com o intuito de buscar soluções para reverter este quadro, o secretário afirmou que será convocada na próxima semana uma reunião com diversas autoridades e lideranças do município. De acordo com o gestor, serão chamados vereadores, representantes do SINDCID e do Ministério Público, os Conselhos Tutelar e Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, dentre outros agentes locais, como a imprensa.

“Estou com professor excedente em todas as escolas, professor que é efetivo, concursado. E isso por conta da queda de alunos, especialmente na educação infantil. E o que fazer com esses profissionais? Com esses professores quando não se tem aluno? Então, olha a problemática disso”, pontuou Felipe lembrando que quer pedir a ajuda da Promotoria de Justiça no acompanhamento, controle e mesmo na punição de responsáveis pelas crianças, que não forem matriculadas.

Clique aqui e confira o vídeo completo

As aulas na rede municipal têm início nesta quinta-feira (18), e ao menos neste começo serão realizadas a partir de sistema remoto, por conta da pandemia de Covid-19.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS