O governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve na manhã desta sexta (06) na cidade de Ribeira do Pombal, no nordeste do estado, para autorizar o início das obras de construção da Policlínica Regional, que ficará situada no município e irá atender mais a população de outras cidades 16 circunvizinhas.
Rodeado de lideranças políticas, como prefeitos e vereadores, e de simpatizantes, Rui Costa discursou em um palanque montado no Ferreirão e falou sobre a importância da policlínica (orçada em R$ 26 milhões) para a região: “Os recursos são para as obras de construção, equipamentos e para os ônibus com ar condicionado que farão o transporte da população dos municípios vizinhos para a unidade. O objetivo é fortalecer a atenção básica, porque entendemos que a melhor saúde pública é a que cuida da prevenção e do diagnóstico precoce, para que as pessoas possam descobrir um eventual problema de saúde com antecedência e realizar um tratamento rápido e de qualidade”.
A nova policlínica será do tipo II e contará com Unidades Funcionais de Atendimento Ambulatorial, Apoio diagnóstico e Terapia (Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ressonância Magnética, Endoscopia, Ergometria, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Eletroencefalograma),tratamento do pé diabético e coletas laboratoriais, sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico. A previsão é de que ela toda a obra seja concluída até o fim de 2021.
MAIS INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Na oportunidade, o governador ainda anunciou outros investimentos para a área de saúde de Ribeira do Pombal, com a reforma e ampliação do Hospital Geral Santa Tereza, que também atende moradores de outros município. Lá serão aplicados R$ 7 milhões no aumento de leitos de UTI adulto e neonatal e em uma unidade para partos. O sinal digital da TVE na cidade também foi inaugurado e poderá ser sintonizado a partir do canal 10.1.
Redação de Sertão em Pauta, com Lina Magalí, Secom -BA.