Uma reunião promovida nesta terça-feira (09) pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da qual fazem parte as secretarias municipais de Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) definiu que apenas as cidades que tiverem utilizado 85% das primeiras doses recebidas contra a Covid-19 receberão os novos imunizantes recém-chegados à Bahia.
A medida visa evitar que o estado fique com ociosidade de doses, acelerando, assim, na visão da CIB, o processo de vacinação na Bahia. Na reunião, ficou pactuado que 50% das vacinas dos munícipios não elegíveis serão distribuídas para as secretarias municipais de saúde que já tiverem administraram 90% ou mais das doses, para evitar interrupção da vacinação.
Os 50% restantes serão direcionados ao Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição (CEADI) que ficará responsável pelo envio àqueles municípios que forem atingindo a meta de 85% de uso das vacinas.
Segundo a Sesab, até as 17h desta terça (09), 194 municípios do estado ainda não haviam alcançado esta marca necessária para a chegada de novos lotes.
Redação de Sertão em Pauta, com informações da Sesab.