Uma reunião realizada nesta semana entre representantes da administração municipal, professores de todas as escolas estaduais e municipais de Cícero Dantas e o SINDICID – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cicero Dantas – Ambrósio Gama definiu que as aulas que vinham sendo realizadas ao sábados serão substituídas pela aplicação de um projeto extra-classe denominado ‘Educação Patrimonial e Artística nas Terras do Bom Conselho’.
A adoção do projeto pedagógico, que foi aclamado pela maioria, na reunião, ocorre em virtude de algumas reclamações de estudantes e professores quanto ao número de sábados letivos previstos para o ano de 2019 – 14 no total. O EPA, como também é chamado o projeto já vem sendo realizado desde 2012, mas sua implementação deixou de ocorrer no ano passado após a apresentação à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) de uma queixa pelo SINDICID.
O projeto pedagógico tem dentre outros objetivos proporcionar o conhecimento da história e dos aspectos geográficos do município pelos estudantes, possibilitar a compreensão de questões ligadas ao pertencimento cultural e assegurar o entendimento acerca da importância das diferentes linguagens artísticas para a assimilação das experiências cotidianas.
O EPA será desenvolvido nas escolas das redes estaduais e municipais em duas etapas, com alunos da educação infantil até o ensino médio. A primeira fase será a das aventuras patrimoniais, sob a forma de gincanas escolares, para a “caça” aos distintos tipos de patrimônio nos diversos contextos, priorizando assim, a pesquisa escolar no campo; já a segunda fase consiste na apresentação das aventuras patrimoniais, com a exposição de álbuns com registros, diagnósticos dos olhares fotográficos e da produção textual sobre o patrimônio artístico-cultural cicerodantense.
Os professores de todas as disciplinas e os técnicos da SEMEC estarão trabalhando na condição de orientadores do estudantes, para propiciar a produtividade do projeto. As atividades ocorrerão em dias da semana (exceto no dia de aniversário da cidade que ocorre em um domingo), já definidos no cronograma do projeto, que se inicia a partir da próxima sexta-feira (07 de junho) e vai até o dia 06 de setembro.
Em contato com a reportagem do Sertão em Pauta, o secretário municipal da Educação Felipe Castro afirmou que o projeto já foi entregue ao Conselho Municipal de Educação e que sentiu o colegiado “extremamente aberto e solícito pela sua aprovação”.
Confira a seguir, o cronograma completo das atividades do Projeto ‘Educação Patrimonial e Artística nas Terras do Bom Conselho’: