A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou em sessão remota nesta terça-feira (15) por 10 votos favoráveis e 2 contrários um projeto de lei de autoria da vereadora Alessandra de Zé Nilson (PP) que homenageia o empresário Aristides Bitencourt de Castro com o nome de uma rua do município, atualmente denominada Dr. Ivo Gonçalves.
A proposição foi acolhida por vereadores da bancada de situação e oposição, mas não foi bem aceito por Guilherme de Weldon e Afonso, ambos do PDT. “Ivo Gonçalves é uma pessoa muito importante do nosso município, foi o primeiro médico filho da nossa cidade, e não é desmerecendo o Senhor Aristides. Muito pelo contrário eu concordo que tenha que haver esta homenagem tanto a ele como à sua família, mas que não seja uma rua comercial, e sim só de casas, para que não venha a causar um custo a empresas e comerciantes”, comentou Guilherme, citando custos que estes teriam para modificar o endereços dos seus estabelecimentos comerciais.
Como o projeto revoga todas as disposições em contrário anteriores, caso venha a ser acatado pelo Poder Executivo, a via pública passará ter novo nome. Aristides residia nesta rua há quase 50 anos, e a justificativa da proposição afirma que “é praticamente impossível falar desta rua e não lembrar do senhor Aristides”. Ele foi um dos fundadores do supermercado Bitencourt e era irmão da ex-prefeito do município, Arlete Bittencourt. Seu falecimento ocorreu no início desta semana, em decorrência de complicações da Covid-19.
MOÇÕES
Duas moções de pesar também foram aprovadas pela casa legislativa, e por unanimidade. Uma, justamente direcionada a familiares de Aristides Bitencourt, de autoria dos vereadores Carlinhos, Márcio Amaral e Alessandra, do PP. Já a segunda moção, de iniciativa de Uri da Ilha (PDT) e Érico de Juá (PP), e subscrita por Abelardo Júnior, do mesmo partido, homenageia Antônio Dias de Macedo, que era pai de servidores municipais e “um bom homem, íntegro e querido e deixará muitas saudades em nossa cidade”.
Redação de Sertão em Pauta.