Membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgataram no início da noite deste domingo (11) 848 aves silvestres em fiscalização realizada no Km 58 da BR-110, em trecho pertencente ao município baiano de Jeremoabo. Os animais estavam em um carro de modelo Chevrolet/Classic, cujo motorista apresentou atitude suspeita logo ao visualizar a presença das autoridades policiais na via, e tentou adentrar em estabelecimento comercial, para fugir da abordagem das força de segurança.
Ao perceberem a estranheza da situação, os policiais decidiram fazer uma inspeção minuciosa no veículo, o que levou os dois ocupantes do mesmo a revelarem que estariam levando até o município pernambucano de Caruaru, uma grande quantia de aves de variadas espécies para comercialização. A dupla – o condutor de 36 anos de idade, e o passageiro de 48, que são irmãos – teria saído da cidade de Feira de Santana (BA) com os animais.
Ambos receberam voz de prisão e vão responder pelo crime de utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, e que estabelece pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil local, onde serão tomada as medidas cabíveis.
Entre as aves que foram resgatadas, estão pássaros Papa capim, Bigodinhos, Trinca-Ferro, Pássaro Preto, Chofreu, Canário da Terra. Três animais já foram encontrados sem vida. Em sequência ao resgate, a PRF contactou o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do programa de Fiscalização Preventiva Integrada – FPI, que disponibilizou o apoio necessário, acionando inclusive, a ida de uma Organização Não Governamental – ONG, com a presença de uma veterinária, ao local, para verificar as condições das aves e realizar uma triagem das que estejam em condição para soltura.
Redação de Sertão em Pauta, com informações da PRF.