Presos realizam rebelião em Delegacia de Ribeira do Pombal; veja imagens

Detentos tocaram fogo em colhões, ventiladores e roupas e derrubaram paredes internas da unidade, mas forças policiais conseguiram conter motim
Plantão Central da Polícia Civil de Ribeira do Pombal / Divulgação
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

No final da manhã desta segunda-feira (15), detentos da Carceragem da Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal (BA) realizaram um motim que chegou a ocasionar um incêndio na unidade policial e a derrubada de paredes internas da mesma.

De acordo com informações passadas pelo Plantão Central da Polícia Civil de Ribeira do Pombal, a rebelião teria se iniciado um pouco mais cedo, quando foi constatado um princípio de tumulto entre os presidiários e um incêndio de pequenas proporções, que foram logo controlados pelos funcionários da unidade.

No entanto, depois do meio-dia, uma confusão generalizada se deu na carceragem, e um dos presos foi colocado na condição de refém. Em seguida, os internos derrubaram divisórias internas da delegacia e atearam fogo em colchões, ventiladores, roupas e colchas.

Dada a situação, foram acionadas equipes da Polícia Militar (PM), Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), Companhia Independente de Policiamento Especializado Nordeste (CIPE/Nordeste), que juntamente com Policiais Civis e Carcereiros realizaram uma intervenção que conseguiu desmobilizar os presos, conter o fogo e evitar qualquer ocorrência de grau mais violento, como um homicídio, por exemplo.

Plantão Central da Polícia Civil de Ribeira do Pombal / Divulgação

Após a intervenção, os 51 presos que estavam na carceragem foram retirados do espaço para a tomada das providências devidas no local. Uma revista criteriosa e rigorosa foi feita nas celas, e vários objetos considerados excessivos e incompatíveis com a custódia de pessoas, foram retirados do local; os resquícios do incêndio também foram recolhidos na ação. Todo o material foi retirado da unidade com o apoio de uma caçamba.

Por fim, foi requisitada uma pericia e instaurado um procedimento policial com o objetivo de apurar possíveis responsabilidades penais. Além disso, também foi pleiteado pelos canais administrativos e judiciais a transferência de alguns dos amotinados para presídios – cinco dos presidiários reivindicaram transferência, alegando integrarem organização criminosa.

Plantão Central da Polícia Civil de Ribeira do Pombal / Divulgação

Com informações cedidas pelo Plantão Central da Polícia Civil de Ribeira do Pombal.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS