Presidências de comissões são definidas e geram nova discussão entre Carlinhos e Nenê de Nedito

Tanto Nenê como Genilson discordaram de registros apresentados em atas
vereador carlinhos fala sobre comissões
Vereador Carlinhos durante sessão desta terça (06) - Reprodução/Facebook
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Na sessão remota desta terça-feira (06) da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), foram anunciados os nomes dos presidentes, relatores e sub-relatores das comissões permanentes do Poder Legislativo pelos próximos dois anos. A composição dos agrupamentos já havia sido divulgada no Diário Oficial no início do mês de março.

O presidente da Câmara, Abelardo Júnior (PP) trouxe os nomes para cada posição durante o pequeno expediente da sessão, informando que as definições se deram na terça-feira da semana passada – dia 30 de março. Os postos de cada comissão foram registrados em atas.

Na ata da Comissão da Ouvidoria, por exemplo, ficou definido que a presidência será ocupada pelo vereador Uri da Ilha (PDT). Já a relatoria ficará a cargo de Guilherme de Weldon (PDT), e a sub-relatoria a Carlinhos (PP). No documento, foi assinalado que mesmo tendo sido convidado, o vereador Guilherme não compareceu à reunião para definição das posições.

O mesmo foi registrado para a ausência do parlamentar Gabriel de Nininho (PSD), designado para a sub-relatoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, cujo presidente até 2022 será também Uri da Ilha, e o relator, Érico de Juá.

Quanto à Comissão de Finanças, Orçamento, Contas, Obras e Serviços Públicos foi registrado que embora o vereador Nenê de Nedito (PSD) estivesse presente na reunião ocorrida às 10h do dia 30 de março, ele se recusou a participar da discussão para a composição da mesma. Diante disso, segundo o documento, ficou definida a presidência para Wilson da Betânia (PP), a relatoria para Carlinhos e a sub-relatoria para Nenê.

Já a Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social será presidida por Carlinhos e Érico de Juá (PP) o seu relator. A sub-relatoria fica à disposição do vereador Genilson (PSD), que segundo a ata não se fez presente na reunião. A única comissão cuja disposição ainda não foi decidida é a de Fiscalização, que tem como membros Wilson, Érico de Juá e Afonso (PDT).

DISCORDÂNCIAS

O vereador Nenê de Nedito contestou a descrição da ata da Comissão de Finanças, que como citado acima, menciona a recusa do parlamentar em participar da reunião. De acordo com o líder da oposição, ao chegar no prédio da Câmara, ele viu que Wilson e Carlinhos já estavam reunidos, mas que não foi convidado anteriormente: “Eu cheguei na Câmara neste momento, eles já estavam reunidos. Não fui convidado, eles que me mostrem um ofício protocolado; eu cheguei por acaso e o vereador Márcio (Amaral) é testemunha. Ouvi uma conversa no gabinete dele, bati na porta e entrei, Carlinhos me perguntou se eu iria participar e eu disse não. Não podem colocar que eu fui convidado e discordei.”

Carlinhos respondeu em seguida, comentando que o vereador Nenê de Nedito estava presente na Sala de Reuniões, mas se negou a participar, bem como disse que a mesma conduta seria seguida pelos demais parlamentares da bancada oposicionista. “Não tínhamos nem começado a reunião ainda, perguntei se iria participar, e o senhor (Nene) disse que não.”

Quem também discordou das menções da ata foi o vereador Genilson, que alegou não ter sido informado previamente da reunião. O parlamentar pontuou ainda que o líder da oposição Nenê não pode responder pelos demais vereadores da bancada, se referindo à colocação de Carlinhos (no parágrafo anterior). “O vereador não tem o direito de optar por mim, eu não fui convidado, se fosse, diria ‘sim’ ou ‘não’.”

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS