Por meio de um teste rápido, a prefeitura de Ribeira do Pombal chegou na manhã desta sexta-feira (15) ao nono caso de coronavírus registrado no município. O paciente é um homem de 31 anos de idade que retornou do estado de São Paulo e está em um povoado do município, que tem ligação com rodovia federal.
Em nota, a prefeitura de Ribeira do Pombal explicou que a confirmação deste novo caso se deu após divergências em informações prestadas. Isso porque, possivelmente, foi este homem quem transmitiu o vírus da Covid-19 para uma jovem de 23 anos, que foi a sexta pessoa no município a testar positivo para a doença.
ENTENDA MELHOR
Na última terça (12), foi confirmada a presença do coronavírus nessa jovem, que informou à Secretaria de Saúde que contraiu a Covid-19 após entrar em contato com uma pessoa assintomática que veio de São Paulo, mas já teria ido embora do município de Pombal.
No entanto, ao buscar informações junto a autoridades da cidade para o qual o homem supostamente teria ido, a prefeitura de Ribeira do Pombal foi comunicada de que o mesmo não foi localizado. Diante disso, foi aberta uma investigação com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que culminou com a localização do indivíduo e a posterior realização do teste rápido, cujo resultado foi positivo.
No comunicado, a prefeitura informa que o indivíduo não foi monitorado em um momento anterior e nem passou por barreiras sanitárias, pelo fato de estar residindo em um povoado que tem ligação direta com uma BR e também pelas informações prestadas dando conta de que ele não estava no município.
Essas duas pessoas, segundo a prefeitura de Ribeira do Pombal, serão responsabilizadas pela apresentação das informações inverídicas, que na nota foram classificadas como “infrações”.
Redação de Sertão em Pauta.