Durante edição do programa ‘Papo com o prefeito’ na redes sociais, nesta quarta-feira (08), o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT) comunicou o registro do primeiro caso do novo coronavírus no município, situado no nordeste baiano.
O resultado do exame do paciente – um homem, cuja identidade não foi revelada, foi emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no final da tarde de hoje e encaminhado à prefeitura. Ele havia sido submetido a coleta na última segunda-feira (06), em Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
Com a confirmação do resultado, o prefeito Luciano revelou que o paciente recebeu as visitas do secretário de Saúde e do responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, que entregaram ao homem e a seus familiares kits com aventais descartáveis, luvas de procedimentos, máscaras N-95 e cirúrgicas e álcool 70%.
“Ele está estável e em isolamento domiciliar. O paciente deu sintomas, em um primeiro momento, e chegou a perder um certo tipo de peso. Foi feita uma tomografia, e aí constatado que poderia ser uma vítima da Covid-19, e infelizmente, foi confirmado”, relatou Luciano Pinheiro.
O prefeito ainda pediu o apoio da população local na prevenção à doença, que segundo ele, deve prezar pelo isolamento social: “Precisamos da compreensão de todos, vocês que estão me ouvindo e que vieram de cidades com casos de infecção por Covid-19, fiquem em casa. Vamos ficar de quarentena, o melhor remédio agora é ficar em casa, em isolamento domiciliar. As grandes cidades que fizeram isso estão conseguindo vencer o Covid-19”.
Durante a live, Luciano ainda destacou a publicação de um novo decreto nesta quarta, que reforça as medidas de enfrentamento e prevenção contra a pandemia do novo coronavírus.
Redação de Sertão em Pauta.