Tem início na próxima segunda-feira (20) o período de matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020, que tem como novidade a realização do processo 100% online pela internet e dispositivos móveis, através do SAC Digital. No primeiro dia, o processo começa com a transferência dos estudantes que tiveram frequência regular em 2019 e que estejam em uma das seguintes situações: a escola não oferece a série/ano subsequente; não fizeram a renovação da matrícula; ou em mudança de domicílio.
Com a matrícula digital, todo o procedimento poderá ser feito por meio de dispositivos conectados à internet, como smartphones ou tablets. Para isso, é necessário que os estudantes, pais ou responsáveis baixem o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play ou façam o cadastro através do seu site. Caso o aluno tenha menos de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado por um responsável legal, que adicionará o estudante como dependente.
Nos dias 21 e 22 de janeiro, o calendário tem prosseguimento para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23, a matrícula estará disponível para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental, e entre 24 e 27 do mesmo mês poderão efetuar a sua matrícula os estudantes que desejem ingressar em uma escola da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio.
Por fim, a confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, ficará reservada para os dias 30 e 31 de janeiro.
Já quem for oriundo das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverá apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes, no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.
Documentação necessária
Os documentos exigidos para esses estudantes são os seguintes: registro original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Ascom/SEC-BA.