A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) não teve sessão ordinária na noite desta terça-feira (14). O motivo foi a a falta de quórum – número mínimo de parlamentares – para que os procedimentos e decisões da casa possam se dar de forma válida. Apenas os vereadores que compõem a bancada de oposição estiveram presentes no plenário; como ao todo, eles são cinco, não se chegou ao quantitativo suficiente.
Líder da bancada de oposição, Nenê de Nedito (PSD), falou à reportagem do Sertão em Pauta, ainda na noite desta terça. Ele se mostrou aborrecido com a ausência dos colegas e com a falta de comunicação por antecedência. “Só por volta das 18h40, e com uma justificativa não-plausível, o presidente Abelardo Júnior falou no grupo dos vereadores, que não iria poder participar da sessão”, comentou Nenê, lembrando do vereador Afonso (PDT), que teve de se deslocar da comunidade de São João da Fortaleza para a sede do município.
Nenê também destacou que nesta terça a casa tinha pautas importantes para discutir como o projeto – de sua autoria – que revisa o texto da lei complementar n° 001/2008, estabelecendo adicional salarial de 1/3 a servidores com mais de 24 anos de atuação na administração pública municipal. Em seu perfil na rede social Instagram, ele inclusive, publicou uma foto com os colegas oposicionistas e questionou a falta dos parlamentares de situação:
Também falamos com o líder da bancada de situação, Carlinhos (PP) e perguntamos se a falta de todos os parlamentares do grupo foi uma medida tomada em conjunto. Ele negou qualquer articulação neste sentido. “Eu tive que hoje 4h da tarde, resolver coisas particulares e achando até que chegava a tempo de ir para a Câmara mas não deu tempo; cheguei agora há pouco. Não sei o que houve, para os demais não comparecerem. Então, nesse momento respondo por mim, que não sou de faltar à sessão. Mas se os demais não compareceram, eles devem ter uma justificativa”, respondeu o vereador em conversa por WhatsApp.
O QUE DISSE ABELARDO JÚNIOR
A reportagem do Sertão em Pauta entrou em contato com o vereador Abelardo Júnior (PP) na manhã desta quarta (15) para que ele pudesse se manifestar sobre a fala de Nenê de Nedito. O presidente do Poder Legislativo contestou a fala do colega e disse que comunicou a sua ausência com mais de uma hora de antecedência para a sessão, enviando um print do momento que enviou a mensagem no grupo dos vereadores.
“Ontem eu fiz uma viagem, não pude comparecer na sessão, mas avisei com mais de uma hora de antecedência (18h16), e disse que a Câmara estaria aberta e seguiria o horário regimental. Inclusive, ele (o vereador Nenê) respondeu, já sabia de minha ausência. Então, eu avisei, alguns vereadores comunicaram a ausência também, outros não foram porque não tinha nenhuma matéria de extrema urgência urgentíssima, e na próxima semana iremos colocar todas as matérias que estiverem pendentes, para discussão e consequentemente, votação na ordem do dia”, explicou Abelardo Júnior.