Com 59,22%, o pombalense Éden Valadares da chapa Optei por Renovar, foi eleito o novo presidente do PT baiano neste domingo, na etapa estadual do 7ª Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, que ocorreu na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O pleito petista teve três candidatos e Elen Coutinho, que recebeu 39,22% dos votos, da chapa Mais Unidade, Mais Avanço. Lula Livre Já!, como a segunda colocada. Na última posição, ficou Jorge Braga, da Esperança é Vermelha, Lula Livre, com apenas 1,56% da preferência do eleitorado.
Aliado do ex-governador Jaques Wagner, Éden Valadares comentou que a disputa não vai comprometer a unidade do partido: “A disputa no PT não nos divide, ela nos multiplica. O PT sai mais forte e mais unido desse congresso estadual”. Ele também fez um agradecimento ao atual presidente da sigla, Everaldo Coutinho. “Quero deixar meu depoimento de muito respeito ao companheiro Everaldo Anunciação, que conduziu nosso partido nesses últimos sete anos. Tenho certeza que você deu o que tinha de melhor ao partido, sua contribuição foi muito importante e você marca a história do PT na Bahia”, declarou Éden Valadares.
Neste domingo ocorreu a eleição das chapas estaduais cujo resultado determina a proporcionalidade da composição do Diretório e da Executiva do partido. A chapa de Éden Valadares ficou com 14 das vagas, e a de Elen Coutinho com 12. Ao todo, participaram da votação em Salvador, 396 delegados petistas.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de PT Bahia.