A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou na noite desta terça-feira (22) uma moção de aplausos à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) pelo desempenho aferido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em que a cidade alcançou o índice de 5.2 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e de 4.8 para os anos finais. A homenagem de reconhecimento foi proposta pelo vereador Uri da Ilha (PDT) e recebeu o voto favorável de 11 dos 12 parlamentares presentes na sessão; apenas Guilherme de Weldon, também do PDT, votou contrário à matéria.
Em discurso na tribuna do Legislativo, o vereador que faz parte da bancada de oposição explicou o porquê não votar pela aprovação da moção, citando pontos específicos. “Já tive vários embates com o secretário de Educação, o professor Felipe (Castro), não é nada pessoal contra o mesmo, mas, a partir do momento se diz uma moção de aplauso é algo que precisa ser muito repensado, para quem quiser aprovar. Já pedi informações em relação ao programa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de funcionários que trabalham à noite e que precisa ser muito investigado, são diversas pessoas empregadas e que sequer recebe o salário que deveriam receber. Já solicitei informações e me foram negadas. Tem também a questão de investimento em reformas e construção, já tem muitas irregularidades e denúncias feitas por mim ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), que eu averiguei e pesquisei a fundo.”
Por outro lado, o vereador Uri, em seu discurso, rebateu a fala do colega e destacou que a homenagem abrange não só o secretário de Educação, mas todo o conjunto de profissionais que atuam nas escolas municipais. “Parabéns ao professor Felipe, e em nome dele, parabenizo toda a gama de pessoas que faz parte da Educação, de coordenador, a professor … que seja da limpeza, merendeira … todos. Estendo essa moção de aplausos a todos que fazem parte. Quem é que ensina aos alunos? Os professores. A nota significa que os alunos assimilaram o conteúdo passado, então, automaticamente, os parabéns também vão para alunos e professores.”
Redação de Sertão em Pauta.