Nesta terça-feira (26), os municípios de Banzaê, Coronel João Sá e Tucano, na região Nordeste da Bahia, confirmaram novos casos de coronavírus. Os registros foram comunicados por meio dos perfis das prefeituras nas redes sociais.
Em Banzaê, que já contava com cinco casos de Covid-19, o boletim epidemiológico da cidade confirmou nesta terça mais três registros. Todos são referentes a jovens, de 19, 20 e 22 anos de idade, que não mantiveram contato com nenhuma das pessoas já confirmadas com a doença e retornaram recentemente da cidade de São Paulo (SP). O diagnóstico do vírus foi feito a partir de testes rápidos.
De acordo com a prefeitura do município, os pacientes se encontram em condição estável, não são portadores de comorbidades, e estão submetidos a isolamento domiciliar e a monitoramento da Vigilância Epidemiológica, bem como os outros cinco pacientes da cidade.
Em Coronel João Sá um novo registro foi feito nesta terça e diz respeito a um idoso de 77 anos, que realiza um tratamento oncológico na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. Apesar de ele pertencer ao grupo de risco, até o momento não apresentou sintomas; de acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, ele passou pelo exame (pelo método RT-PCR) no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) em decorrência de um protocolo necessário para a realização de uma cirurgia. O homem agora está em isolamento domiciliar.
Dos cinco casos do município, dois pacientes já receberam cura clínica e três ainda se encontram em condição de tratamento, segundo o boletim epidemiológico da cidade.
Já na cidade de Tucano, que já contava com um caso positivo registrado no dia 06 de maio – um segundo caso foi confirmado ontem. A paciente é uma jovem que mora na sede do município e está em isolamento domiciliar há 14 dias; no comunicado feito pela prefeitura, ainda é informado que os funcionários de um banco onde um pombalense que testou positivo para Covid-19 trabalha, não foram diagnosticados com a doença após serem submetidos a testes.
Redação de Sertão em Pauta.