O clima em várias partes do estado da Bahia, nos últimos dias, tem sido marcado por céu nublado, fortes chuvas, temperatura baixa e registro de trovoadas, inclusive a Marinha alertou para a possibilidade de formação de um ciclone tropical, no litoral sul neste sábado (23).
Na região do Nordeste Baiano, a situação de clima fechado também tem predominado há algumas semanas, e deve durar ao menos até o próximo domingo, de acordo com previsão do Inema – Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos.
A meteorologista do órgão, Mary Diniz afirma que a recorrência do tempo nublado e de episódios de chuva na região se deve a dois fenômenos de umidade. “A temperatura do oceano está muito alta, o que favorece a sua evaporação, e em seguida, a produção de umidade em grande parte do estado, além disso a umidade da região da Amazônia também está chegando aqui, e é justamente a junção destes dois processos, que tem gerado esse clima fechado”.
Segundo ela, os altos níveis de umidade “têm provocado a formação de nuvens carregadas, e consequentemente as chuvas, e podem também até gerar a ocorrência de trovões”.