Nenê de Nedito pede nova sede para Filarmônica de Cícero Dantas; confira as demais indicações

Outras propostas voltadas para as áreas de infraestrutura e saúde também foram apresentadas
vereador propõe nova sede para filarmônica
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Na sessão desta terça-feira (18), a primeira da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) no segundo período legislativo, o vereador e líder da bancada de oposição, Nenê de Nedito (PSD) fez uso da tribuna para comentar com destaque e emocionado, uma das indicações que apresentou na mesa diretora, e que se refere à mudança da sede da Filarmônica Municipal Nossa Senhora do Bom Conselho, e a sua posterior reforma.

Protocolada em conjunto com o colega de partido, Gabriel de Nininho, a proposição solicita ao Poder Executivo, que por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer (SEMEC), seja solicitada à Secretaria de Agricultura (Seagri) a troca de sua atual sede pela antiga Creche Nossa Senhora do Bom Conselho. O local onde a pasta funciona atualmente seria transformado no prédio da Filarmônica, que passaria a se chamar Escola de Música Pedro Nascimento dos Santos.

“Falar da Filarmônica é resgatar a nossa História, senhor prefeito (o gestor Ricardo Almeida esteve presente na sessão). E eu tive a grande satisfação de ter contribuído com a Filarmônica, soprando por cerca de 11 anos. Eu ainda moleque, na idade de 11 anos, entrei onde já estavam meus irmãos Genilson e Jal, meus tios Marailson e Marcondes, e de onde meu pai era recém-saído. Quando falo da Filarmônica, me emociono. E naquela época não havia remuneração, para se ter ideia, a nossa gratificação era a meia-entrada no cinema.” detalhou o vereador.

No seu discurso, Nenê de Nedito se mostrou confiante no acatamento da indicação: “Eu tenho certeza que Vossa Excelência (o prefeito) e o secretário Felipe (Castro, da Educação) irão acolher esta indicação e vão fazer isso acontecer. A Filarmônica nasceu na Rua Senador Dantas (…) a história dela nasce nessa rua, e a secretária de Agricultura, por ser vasta, um órgão grande que abrange reuniões com comunidades e agricultores pode ir para a Creche de Nossa Senhora do Bom Conselho que tem esse espaço físico; o porque, então de não fazer essa troca?”

A matéria, ao final da sessão, foi colocada em votação no plenário e aprovada por unanimidade, pelos 12 vereadores presentes, bem como outras indicações apresentadas pelo próprio Nenê e também por Gabriel de Nininho, como a que propõe à Secretaria Municipal de Saúde a escola de um prédio para a criação de um ponto de apoio voltado ao acolhimento de pacientes cadastrados para viagem à Salvador (BA) ou outra cidade, nos casos de embarque e desembarque; e a colocação de uma torre de iluminação no centro do Cemitério Público do Povoado Campinas de Castro.

Além disso, em parceria com os demais vereadores da bancada de oposição (Guilherme de Weldon e Afonso, do PDT; e Genilson, do PSD), Nenê e Gabriel também indicaram que a Secretaria de Infraestrutura do município (SEINF) possa cumprir o piso salarial previsto em lei federal para os engenheiros e arquitetos contratados pelo município. O dispositivo estabelece que a remuneração destes profissionais não pode ser inferior a seis salários mínimos da respectiva região.

Secretários assistiram das galerias a sessão parlamentar – Sertão em Pauta

MOÇÕES DE PESAR

A Câmara também aprovou por unanimidade algumas moções de pesar que foram protocoladas em decorrência de percas recentes para o município. Uma das homenagens é dirigida ao jovem Ebert Silva, que veio a falece na última segunda-feira em Salvador. De autoria do presidente da casa, Abelardo Júnior (PP), a moção se solidariza com todos os amigos e familiares e registra que Ebert era uma ótima pessoa, fraterna, de bom coração e querida da comunidade.

Outra homenagem foi proposta pelo vereador Guilherme de Weldon à família da Sra. Renilda Batista do Nascimento, que era professora no Povoado Trindade e faleceu por conta de um aneurisma cerebral. A moção será encaminhada ao seu esposo, José Wellington da Silva e aos filhos, José Wellington da Silva Júnior e João Elias Nascimento Silva.

O vereador Genilson também protocolou uma moção de pesar por conta do falecimento da Sra. Maria de Lourdes Oliveira, que tinha 71 anos de idade e era mãe de Meire Sandra, Wilson Carlos e Mário Carlos Júnior, a quem a casa legislativa presta solidariedade. De forma verbal, também foram propostas moções aos familiares e amigos do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal, José Honorato, e do bancário Jorge Fonseca, ambos falecidos nesta terça.

Vereadores presentes no plenário – Sertão em Pauta

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS