“Não tenho dúvidas da futura reeleição do prefeito Ricardo”, afirma vereador Hery da Betânia

Em entrevista ao Sertão em Pauta, parlamentar faz elogios à gestão de Ricardo Almeida e diz confiar em uma vitória de seu grupo em 2020
Reprodução/Câmara Municipal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Dando continuidade à série de entrevistas com os vereadores de Cícero Dantas, a reportagem do Sertão em Pauta entrevistou na última sexta-feira (19), Hery da Betânia, parlamentar da situação, filiado ao PSL e natural do povoado que leva no nome.

Durante a entrevista, que ocorreu nas instalações da Câmara Municipal, o vereador falou sobre sua trajetória política, comentou a gestão do prefeito Ricardo Almeida (PP) e sobre sua saída da posição de líder da situação, além de ter anunciado que irá se candidatar à reeleição e de ter afirmado que não tem dúvidas da reeleição do prefeito em 2020.

Agricultor e proprietário de uma fazenda no Povoado Betânia, Herivaldo Alves Moreira – seu nome completo – tem 50 anos de idade e começou sua trajetória na política em 2004, quando se candidatou pela primeira vez a vereador, e ficou apenas na suplência. Quatro anos depois, ele tentou novamente e foi presenteado com a eleição. Em 2012, no entanto, ele sofreu um novo revés, mas isso não o desanimou a tentar pela quarta vez, uma vaga no legislativo municipal, e foi eleito com 827 votos.

Com o nome muito vinculado ao seu povoado de nascença, Hery, gosta de ressaltar, porém, que trabalha por todas as partes do município, com a apresentação de indicações e proposições na Câmara. Confira, a seguir, a entrevista completa com o vereador:

Sertão em Pauta – (S.P.): O senhor trabalha como agricultor e tem uma propriedade rural no Povoado Betânia e, portanto, primeiro, queria saber como se deu a ideia de atuar em um campo totalmente diverso, com a sua inserção na política oficial, através da candidatara a vereador em 2004.  

Hery da Betânia – (H.B.): A história é a seguinte (…) eu tive, na verdade, a oportunidade, quando me envolvi na vida pública de apoiar e votar em um amigo meu chamado Benigno, de Itaparica do Gama, que por sinal, é ainda da minha família, é meu primo. Então, naquele momento, eu votei em Benigno e fiz campanha. Ele foi eleito, e até voltou a se candidatar, mas perdeu por outras duas vezes, infelizmente. E daí, por diante, por eu ser próximo dele, me vinculei à política e aí passei a me dedicar à vida pública. Mas, não tenho pai político ou irmão (…) é aquela história, tem horas que pergunto a mim mesmo, como é que entrei na vida pública. Porque foi um sonho, que se tornou realidade, graças a Deus e a meus amigos.

Sertão em Pauta – (S.P.): E quais são os propósitos do vereador Hery ao longo desses quase sete anos de atuação parlamentar na cidade de Cícero Dantas?

Hery da Betânia – (H.B.): A política é uma caixa de surpresas. A cada momento passa uma determinada coisa na mente da gente. Sabemos que o papel do vereador é fiscalizar, cobrar e pedir, e meu sonho sempre foi a busca de coisas melhores para os povoados, comunidades e toda Cícero D\sfbaw1 cantas. Como sempre falo na tribuna da Câmara, a gente não é vereador de uma só comunidade, mas sim de um município e dos seus quatro cantos: norte, sul, leste e oeste. Então, eu tenho tentado, junto com o prefeito Ricardo Almeida, sempre se dirigir a Salvador, e por meio dos deputados e do governador na busca do possível para essas comunidades, como obras de calçamento, estrada, esgoto, energia e serviços nas áreas da educação, segurança e saúde.

Sertão em Pauta – (S.P.): O seu nome é muito conhecido a partir da associação com o Povoado Betânia, inclusive foi assim que ele foi identificado no registro eleitoral da última campanha. O senhor nunca temeu que a sua imagem fique somente vinculada a essa comunidade e que isso te prejudique, do ponto de vista político?

Hery da Betânia – (H.B.): Não. Cícero Dantas em peso tem o conhecimento da minha pessoa e do meu trabalho, e da maneira que eu sempre procurei me aproximar das pessoas, na vida pública. E tenho feito um trabalho transparente para todo o município. E, apesar de eu ter esse nome, não fui em quem o colocou, mas que encaixou, durante minha atuação na vida pública. Mas, volto a falar, apesar desse nome registrado politicamente, o povo cicerodantense conhece o meu trabalho, por isso, tenho certeza, de que isso não irá me afetar em momento algum.

Sertão em Pauta – (S.P.): Como agricultor, eu queria que o senhor comentasse a gestão da prefeitura na área da agricultura. Acha que estão sendo oferecido incentivos aos trabalhadores rurais?

Hery da Betânia – (H.B.): Na medida do possível, não só eu como os demais colegas vereadores, junto com o prefeito Ricardo, têm buscado melhoras para o município, nessa área. E atualmente, nós temos a secretária Leide (Correia), que quero aqui parabenizar, por demonstrar todo o seu interesse e empenho na busca de melhores condições no setor da agricultura. Então, é o seguinte (…) nós sabemos que a coisa não é tão fácil. Nós, políticos, somos cobrados. Claro, que a gente é eleito para isso. Concordo plenamente. Mas, na medida do possível, a minha pessoa, junto ao prefeito e à secretária, tem tentado contribuir com a área da agricultura. Recentemente, inclusive, a gente teve a questão do Garantia Safra, em que a prefeitura pagou a parte do agricultor, para que ele recebesse o benefício.

Sertão em Pauta – (S.P.): O senhor já destacou aqui, que apesar do nome, é conhecido em todo o município. Mas, queria que falasse agora sobre o trabalho da prefeitura no Povoado Betânia. As aspirações estão sendo atendidas?    

Hery da Betânia – (H.B.): Com toda sinceridade, eu digo que hoje a gente tem uma demanda a ser cumprida, como a questão do esgoto lá, que é uma luta minha e do prefeito Ricardo. Demorou muito para a gente conseguir isso, por conta da falta de espaço suficiente para a construção dessa obra que tem o nome de caixas de sumidouro. Foi preciso entrar até com uma ação na Justiça, para que o município conseguisse essa área, e por isso houve realmente, um atraso. Mas, hoje está 90% adiantada, e tem outras redes de esgoto no povoado, em que também já está se dando adiantamento. Temos aqui, para começar agora no mês de setembro, o calçamento das duas entradas do povoado, temos a reforma de uma praça, se Deus quiser para dar tudo certo. Então, é aquela história, a gente cobra e queria para ontem; porém, infelizmente, tem que ter paciência e esperar o momento oportuno.

Sertão em Pauta – (S.P.): Já entrevistamos os vereadores Abelardo e Carlinhos, ambos do PSL, e que pertencem à base da situação. Nas respectivas oportunidades, eles disseram que a administração do prefeito Ricardo Almeida teve dificuldades no início do mandato, mas que desde a metade do ano passado, os trabalhos têm se desenvolvido de uma forma bem mais satisfatória. Como o vereador Hery avalia a atual gestão do município, que governa a cidade há pouco mais de dois anos e meio?

Hery da Betânia – (H.B.): Eu concordo plenamente com os colegas vereadores porque no início (…) você sabe que não é fácil, nós pegamos a prefeitura de um adversário, e naquele momento, para iniciar, é muito difícil (…) e não quero aqui jogar responsabilidade em adversário, eu sou sincero. A gente teve dificuldades e vários problemas na administração, mas hoje, eu digo a cada cicerodantense que graças a Deus, a administração do prefeito Ricardo começou a mostrar realmente a que veio, fazendo um trabalho na sede e nos povoados. Enfim, a polêmica quanto ao salário dos funcionários, que estavas sem receber, acabou. A gente hoje ainda tem alguns problemas em relação ao transporte escolar e às estradas do município, mas estamos aí, tomando as devidas providências, e tenho certeza que eles vão ser resolvidos.

Sertão em Pauta – (S.P.): O senhor está no seu segundo mandato como vereador, com quase sete anos de atuação. Queria saber se existe alguma proposição da qual o senhor se orgulhe mais de ter apresentado na Câmara. Além disso, quais os próximos projetos ou indicações que pretende apresentar até o final do mandato?  

Hery da Betânia – (H.B.): Olhe, no momento, a gente só tem a agradecer a Deus a cada dia, a cada luta e sonho realizado. Eu sou aquele vereador que busco as minhas melhores propostas para os povoados, comunidades, e enfim, para toda Cícero Dantas. Inclusive, a gente, agora, está aí, com várias propostas de calçamento e pavimentação nos povoados Campinas de Castro, Betânia, Jatobá dos Tavares, Rodeador e também na sede. E a gentes está na esperança de tudo dar certo e das coisas melhorarem. Quero, aqui, agradecer a Deus e ao povo que me deu a oportunidade de o representar. E os meus sonhos continuam na gestão, no grupo, junto com o prefeito, e vamos sim partir para a reeleição futura.

Sertão em Pauta – (S.P.): Então, em 2020, o senhor pretende, novamente, se candidatar a vereador.

Hery da Betânia – (H.B.): Com certeza. É aquela história, continuo porque estou fazendo um trabalho transparente e social. Espero em Deus e em cada cicerodantense, principalmente, nos de minha região, que eu realmente seja merecedor de ser reeleito. A luta continua, o meu pensamento é sempre buscar coisas melhores para o pessoal de Cícero Dantas.

Sertão em Pauta – (S.P.): O senhor acredita que a gestão do prefeito Ricardo, hoje, o daria condições de obter uma vitória no próximo pleito eleitoral?

Hery da Betânia – (H.B.): Olha, eu acredito. Nós sabemos que não é fácil. Quem convive com a política hoje, sabe das dificuldades. Mas, eu vejo o prefeito desenvolvendo um excelente trabalho, cumprindo seus compromissos de campanha e realizando seus sonhos, principalmente na área da saúde. E hoje, nós temos aí o hospital movimentado, fazendo cirurgias, e não tenho dúvidas da futura reeleição do prefeito Ricardo. A gente tem que abraçar e fazer a parceria com ele.

Sertão em Pauta – (S.P.): O senhor também já ocupou a liderança da situação na Câmara. O que houve para ter saído? O senhor que entregou o cargo, ou foi uma mudança feita por ele?

Hery da Betânia – (H.B.): A questão do cargo de líder, eu entreguei por minha conta própria. Eu tive, no início da gestão, a honra de ser indicado, e naquele momento, ele achou que eu seria capaz de ser líder do governo dele e recebi com todo o prazer, a proposta dele, e fiquei na posição durante um ano e oito meses. Eu nunca neguei para ninguém e sou um cara muito transparente, mas, sabemos que ser líder do governo é ser um para-choque da administração. Você tem que estar muito próximo ao prefeito, muito ligado à administração e perto de tudo o que está acontecendo. E aí, eu senti um pouco de distância em relação aos secretários, por exemplo. E por eu gostar das coisas certas, naquele momento achei melhor, de livre e espontânea vontade, sair da posição. Não foi uma decisão com o intuito de sair do grupo, não foi nada contra o prefeito Ricardo, nem contra ninguém.

Sertão em Pauta – (S.P.): Para finalizar, queria saber se existe alguma liderança política que admire e veja como uma referência para a sua atuação.

Hery da Betânia – (H.B.): Com certeza, não querendo aparecer, mas quem tem o conhecimento da minha pessoa sabe que eu tenho vínculos de amizade, tanto com o prefeito, como com outras lideranças políticas. Então, ex-prefeitos, ex-prefeitas, ex-vereadores, são pessoas, por quem, eu tenho um carinho, aquela aproximação. Há várias pessoas, entendeu? Então, eu prefiro aqui, para não falar o nome de todos, que eu posso não lembrar, digo apenas que tenho aproximação a várias pessoas e lideranças, com quem, me dou muito bem.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS