Mulher com endometriose e cisto no ovário pede ajuda financeira para realizar exames e cirurgia

Com possibilidade de hemorragia, cisto, precisa ser retirado em processo operatório, para não culminar com surgimento de câncer
jovem com endometriose
Arquivo Pessoal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A reportagem do Sertão em Pauta foi procurada neste final de semana, por uma jovem, chamada Tainá Santos e Jesus, de 21 anos de idade, moradora de Euclides da Cunha (BA), portadora de endometriose, uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina e que também foi diagnosticada com um cisco unilocular no ovário direito, com a possibilidade de ser hemorrágico, além de seu ovário esquerdo ter aspecto policístico.

Todos esses problemas clínicos têm comprometido o dia a dia de Tainá que tem dificuldades para se locomover, e consequentemente para trabalhar. A jovem contou à nossa reportagem que incômodos passaram a ser sentidos após o parto de sua filha há cerca de um ano e sete meses atrás, e em dezembro de 2020 exames feitos na capital baiana, Salvador, diagnosticaram a condição de endometriose.

Os últimos dias foram ainda mais críticos para Tainá, pois no início deste mês, novos diagnósticos apontaram o comprometimento em seus ovários e a necessidade de uma bateria de novos exames, uma ressonância magnética e a cirurgia para a remoção do cisto (além de posterior cauterização para evitar surgimento de câncer). Porém, a morosidade do sistema público de Saúde tem dificultado o tratamento de Tainá, que hoje faz uso de medicamentos para amenizar as dores e o agravamento da situação.

Arquivo Pessoal

“A cirurgia ainda não está prevista, porque antes necessito fazer uma bateria de exames, fora isso preciso de uma ressonância magnética, que a partir desta segunda-feira estarei correndo atrás de uma guia da doutora, para ver se consigo fazer pelo SUS”, detalha a jovem, contando também que o cisto em seu ovário direito já está em grau de infecção, e por isso, seu ovário também precisará ser retirado.

COMO AJUDAR?

Com o intuito de obter ajuda das pessoas que se sensibilizaram com a sua situação, ela divulgou uma espécie de anúncio nas redes sociais, relatando seu drama e divulgando canais em que podem ser disponibilizadas quantias financeiras. Quem quer ajudar, pode fazer depósitos na seguinte conta poupança da Caixa Econômica Federal: Agência = 1519 / Conta = 00009622-2 / Operação = 023. Além disso, transferências podem ser feitas por meio de PIX: 75998247483 (chave de telefone).

Já para quem quiser doar alimentos em geral, lenços, fraldas e demais mantimentos, o endereço é o seguinte: Rua Urbis, nº 10, Bairro das Populares, vizinho à Edileuza (vendedora de plantas), em Euclides da Cunha.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS