A reportagem do Sertão em Pauta foi procurada neste final de semana, por uma jovem, chamada Tainá Santos e Jesus, de 21 anos de idade, moradora de Euclides da Cunha (BA), portadora de endometriose, uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina e que também foi diagnosticada com um cisco unilocular no ovário direito, com a possibilidade de ser hemorrágico, além de seu ovário esquerdo ter aspecto policístico.
Todos esses problemas clínicos têm comprometido o dia a dia de Tainá que tem dificuldades para se locomover, e consequentemente para trabalhar. A jovem contou à nossa reportagem que incômodos passaram a ser sentidos após o parto de sua filha há cerca de um ano e sete meses atrás, e em dezembro de 2020 exames feitos na capital baiana, Salvador, diagnosticaram a condição de endometriose.
Os últimos dias foram ainda mais críticos para Tainá, pois no início deste mês, novos diagnósticos apontaram o comprometimento em seus ovários e a necessidade de uma bateria de novos exames, uma ressonância magnética e a cirurgia para a remoção do cisto (além de posterior cauterização para evitar surgimento de câncer). Porém, a morosidade do sistema público de Saúde tem dificultado o tratamento de Tainá, que hoje faz uso de medicamentos para amenizar as dores e o agravamento da situação.
“A cirurgia ainda não está prevista, porque antes necessito fazer uma bateria de exames, fora isso preciso de uma ressonância magnética, que a partir desta segunda-feira estarei correndo atrás de uma guia da doutora, para ver se consigo fazer pelo SUS”, detalha a jovem, contando também que o cisto em seu ovário direito já está em grau de infecção, e por isso, seu ovário também precisará ser retirado.
COMO AJUDAR?
Com o intuito de obter ajuda das pessoas que se sensibilizaram com a sua situação, ela divulgou uma espécie de anúncio nas redes sociais, relatando seu drama e divulgando canais em que podem ser disponibilizadas quantias financeiras. Quem quer ajudar, pode fazer depósitos na seguinte conta poupança da Caixa Econômica Federal: Agência = 1519 / Conta = 00009622-2 / Operação = 023. Além disso, transferências podem ser feitas por meio de PIX: 75998247483 (chave de telefone).
Já para quem quiser doar alimentos em geral, lenços, fraldas e demais mantimentos, o endereço é o seguinte: Rua Urbis, nº 10, Bairro das Populares, vizinho à Edileuza (vendedora de plantas), em Euclides da Cunha.
Redação de Sertão em Pauta.