Moradores da Rua Santa Luzia, localizada no município de Cícero Dantas (BA) estão incomodados com a quantidade de terra acumulada na localidade, em decorrência de chuvas, que ao ocorrerem, direcionam constantemente os resíduos para a via pública, em função de ela estar situada em uma área baixa da cidade.
Segundo moradores da localidade e transeuntes, a rua já se encontra nessa situação, há, no mínimo, um período de mais de dois meses, e até então nenhuma ação foi tomada pelo poder público para a limpeza da via.
A reportagem do Sertão em Pauta esteve no local, e constatou que em alguns trechos da via, fica difícil até caminhar, em função dos montes de terra acumulada; além disso alguns paralelepípedos estão soltos na via, em razão da força das chuvas. Conversamos também com algumas pessoas (que não quiseram se identificar) que vivem na Rua Santa Luzia e se queixam do estado da mesma.
Fátima Letícia (nome fictício), 42 anos, é residente da rua desde 1987, e conta que chove, a população da localidade sofre com esse problema. “Sempre que chove é assim, agora, a rua está desse jeito há mais de dois meses, e ainda não foi limpada. Aliás, a situação no momento está até melhor, porque algumas pessoas chegaram a retirar uma parte da terra para usá-la como material de construção”, conta a moradora, para quem, as limpezas passaram a ser menos constantes nos últimos anos.
Já para o senhor Augusto Mascarenhas (nome também fictício), de 55 anos e que mora na rua há 15, a situação atual é retrato de um quadro que perdura desde novembro do ano de 2018. “Está demorando demais. Já chegamos a falar com a prefeitura, eles disseram que iriam resolver, mas não vieram aqui”, revela.
A reportagem do Sertão em Pauta também conversou com um mototaxista, que trafegava pela rua, durante a realização da matéria. Pedro Gustavo (nome também fictício) afirmou que sempre que passa pela rua, a trabalho, constata a grande quantidade de terra na pista. “Por sempre andar por aqui, posso dizer que tá assim há mais de dois meses, e foi por causa da chuva”.
Nosso site entrou em contato com Washington Andrade, secretário da pasta de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos (SEINF) do município de Cícero Dantas; perguntamos porque a limpeza da região ainda não foi feita e se há previsões para operações do gênero na rua.
Em resposta ao Sertão em Pauta, ele nos informou que iria contatar a equipe da Ascoseba (Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis do estado da Bahia) para ter conhecimento da programação de trabalho da mesma, e posteriormente, nos passar uma posição sobre a questão.
Tentamos voltar a entrar em contato com o secretário Washington Andrade por diversas vezes na tarde desta quarta-feira, para ter a resposta definitiva sobre o assunto, mas não obtivemos sucesso. De qualquer maneira, nos colocamos à disposição do secretário e ou de representantes da SEINF para que nos sejam concedidas informações referentes à condição da Rua Santa Luzia.