Na tarde desta quarta-feira (11), centenas de moradores de Cícero Dantas (BA) se fizeram presentes na Igreja Nossa Senhora do Com Conselho, templo matriz do município, para acompanhar a missa de sepultamento do ex-prefeito João Batista de Andrade Souza, conhecido popularmente como Batista da Maternidade.
A chegada do corpo de Batista à Igreja Matriz ocorreu por volta das 3h40; ele foi acompanhado por centenas de amigos, parentes e simpatizantes, dentre eles lideranças políticas de diferentes agrupamentos, que ao som do hino do Esporte Clube Bahia – time do coração de Batista – carregaram o caixão desde a residência do ex-prefeito.
HISTÓRICO
Batista da Maternidade foi o terceiro prefeito eleito da história política de Cícero Dantas. Ele governou o município entre 1955 e 1958; na época ele foi eleito 353 votos. Nascido em 24 de junho de 1924, o ex-prefeito tinha 95 anos de idade e deixa filhos, netos e bisnetos.
A sua morte foi lamentada por instituições do município como a Câmara de Vereadores, que suspendeu a sessão na noite de ontem (10) para que os parlamentares prestassem solidariedade à família, e pela prefeitura, que emitiu uma nota de pesar e decretou luto pelo período de três dias. Na publicação, inclusive, a prefeitura destaca que Batista “exerceu papel fundamental na fundação e direção do Instituto Barão de Jeremoabo, instituição filantrópica administrativa da Maternidade Municipal, sendo essa a sua maior bandeira de luta, ao qual pôde deixar um legado de entrega e determinação em favor de toda a comunidade cicerodantense”.
Redação de Sertão em Pauta.