O presidente da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), Abelardo Júnior (PP), encaminhou aos presidentes das comissões de Fiscalização e de Finanças, Orçamento e Contas, o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) a respeito das contas da prefeitura no exercício financeiro de 2017, que foram aprovadas com ressalvas pelo órgão de controle. A pauta já havia sido anunciada durante o pequeno expediente da sessão ordinária desta terça-feira (15).
À época, o tribunal concluiu que as contas estavam em condição regular, porém imputou multas nos valores de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e de R$ 20.160,00 (vinte mil cento e sessenta reais) ao gestor que devem ser recolhidas ao erário municipal, com recursos próprios do prefeito Ricardo Almeida.
Com o recebimento do parecer pelos presidentes das comissões, os mesmos devem analisar o seu teor, nas próximas semanas, elaborar novos relatórios favoráveis ou contrários à prestação, e submeter as contas do chefe do poder executivo à votação no plenário Celerino Venceslau dos Santos.
MOÇÕES APROVADAS
Na sessão, a Câmara também aprovou por unanimidade uma moção de pesar proposta pelo vereador Zé Domingos (PT) em homenagem aos familiares e amigos da Sra. Josefa Rosa da Silva Santana, que veio a falecer aos 89 anos, recentemente. Mãe de sete filhos, Detinha de Antônio de Moisés, como era conhecida, residia na Fazenda Saco e trabalhava como doméstica e agricultora; ela se destacava por seu espírito caridoso e anseio de sempre ajudar os mais pobres.
O vereador Márcio Amaral (PP), por sua vez, apresentou uma moção de aplausos ao secretário municipal de Esportes, Fernando Souza, conhecido popularmente como “Duda” pelo trabalho desempenhado à frente da pasta e pelas ações solidárias voltadas a contemplar a população mais carente da cidade. A iniciativa foi acatada pela casa, tendo recebido 10 votos pela aprovação e 3 pela rejeição.
Redação de Sertão em Pauta.