A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou em votação simbólica, na noite desta terça-feira (12) uma moção de pesar destinada a familiares do ex-prefeito da cidade e ex-deputado estadual, Fernando Andrade, que faleceu em Salvador (BA) no último dia 02 de dezembro, em decorrência de problemas de saúde que vinha enfrentando nos últimos anos.
Luiz Fernando Andrade de Carvalho foi prefeito de Cícero Dantas ventre os anos de 1973 – 1976 pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA e de 1983 a 1988, pelo Partido Democrático Social – PDS. Em 1998, ele conseguiu ser eleito para deputado estadual, cargo que ocupou na Assembleia Legislativa até 2002, quando pertencia ao Partido da Frente Liberal – PFL. A moção foi considerada como de iniciativa conjunta por todos os parlamentares.
Os vereadores também aprovaram uma moção do mesmo caráter aos familiares de Evanilton Duarte, jovem de 24 anos, que veio a perder a vida na tarde da ultima sexta–feira, em São Paulo, capital paulista, enquanto trabalhava em uma obra de rede de esgoto. Ele era natural de Cícero Dantas, e há alguns meses havia saído do interior baiano em busca de melhores oportunidades de renda. No município, residia na comunidade dos Melos.
Ainda no âmbito das moções de pesar, o plenário votou pela aprovação de uma homenagem póstuma aos entes queridos da Sra. Marta Maria Lima.
REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA
Já em votação nominal, os parlamentares aprovaram o projeto de lei complementar nº 471, que se refere a reorganização da estrutura administrativa de algumas secretarias municipais. O PLC traz modificações no arcabouço e nas atribuições de algumas secretarias municipais como a de Educação e a de Esportes. Por exemplo, as pastas de Cultura e Lazer deixam de pertencer à Secretaria de Esportes (e Turismo) e voltam ao corpo da de Educação, que passará a contar, portanto com os departamentos de Atividades Culturais e de Lazer, e de Desenvolvimento e Formação Cultural.
O mesmo ainda estabelece a supressão do gerenciamento do serviço de limpeza, conservação e controle de terrenos no perímetro urbano da competência da Secretaria de Urbanização e Serviços Públicos, que passa a ser agora de responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura. A disposição também passa a valer para a coordenação da manutenção de calçamentos das vias públicas. A matéria foi aprovada por doze votos a favor e uma ausência (do vereador Wilson).
Redação de Sertão em Pauta.