O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu as inscrições para a realização de processo seletivo que irá oferecer 5.594 vagas em cursos técnicos nas formas integrada e subsequente, em todo o estado, a partir de 2020. Desse quantitativo, 450 serão destinadas aos campus de Euclides da Cunha e Paulo Afonso.
As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, pela internet, por meio do site do próprio IFBA até o dia 20 de setembro e custam R$ 35,00, mas em caso do candidato ter cursado todo o Ensino Fundamental II na escola pública, ele pagará apenas o valor de R$ 3,50, se solicitar a isenção parcial até o dia 22 de agosto.
Os cursos técnicos na forma integrada são direcionados aos estudantes que já concluíram o ensino fundamental, ou irão concluí-lo até a data de matrícula no IFBA (cujo período ainda será divulgado). Eles duram entre três e quatro anos e para ser aprovado no processo, os candidatos terão que se submeter a uma avaliação de questões objetivas – Português, Matemática, História e Geografia – a ser realizada no dia no dia 24 de novembro, pela manhã.
Já os cursos na forma subsequente, são voltados para os estudantes que já concluíram o ensino médio ou devem concluí-lo até a data de matrícula no IFBA (cujo período ainda será divulgado). A duração deles é de dois anos, e para serem aprovados, os candidatos terão que realizar uma avaliação com 30 questões objetivas de Português, Matemática e Atualidades também no dia 24 de novembro, durante a manhã.
Para as cidades de Euclides da Cunha e Paulo Afonso serão disponibilizadas 450 vagas distribuídas nas duas formas de cursos. São 170 vagas vagas nas áreas de informática, biocombustíveis e eletromecânica no modo integrado; e 280 no modo subsequente, nas áreas de edificações, eletromecânica e informática. 50% dos estudantes aprovados virão da rede de ensino público e 5% são pessoas com deficiência.